Quais as características de uma videira?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A videira, parreira ou vinha é uma trepadeira da família das vitáceas, que possuem tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes, flores esverdeadas em ramos que posteriormente se transformam no fruto que é a uva.

Como todas as plantas, o ciclo de vida da videira ocorre regularmente a cada ano. As condições climáticas de cada estação são as responsáveis por ditar o tempo de cada ciclo, sendo um de produção (primavera e verão) e outro de descanso (outono e inverno).

Na videira existem dois tipos de ramos: os produtivos e os improdutivos, o dono da videira o agricultor conhece os dois tipos e ele corta o ramo improdutivo e limpa o produtivo para que de mais frutos.

Jesus diz, claramente, que se entre nós existir a “unidade na unidade”, nós estaremos unidos a Ele e Ele a nós. Essa relação de unidade com Jesus permitirá que produzamos muitos frutos que transparecerão nas nossas ações e no nosso relacionamento com o outro.

Cerca de 30 dias após a fase do choro, dependendo das condições climáticas do solo e das substâncias retidas pelas raízes a videira começa a brotar, dando origem aos brotos e às primeiras folhas. Daí o nome: Brotação.

Significado de Videira
[Religião] No antigo testamento, representação alegórica do povo de Israel, criado por Deus para habitar as montanhas da Palestina. Etimologia (origem da palavra videira). Vide + eira.

As uvas oferecem diversos benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes. As uvas de casca escura contém resveratrol, um antioxidante importante para combater os radicais livres do organismo. A fruta tem vitaminas A, C, E e K e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

'Vitis' passou para o português como vite e, depois, vide. Então, foi natural chamar de 'videira' uma planta qualquer que produzisse vides (aqueles ramos lenhosos).

Em condições favoráveis, as raízes da videira podem penetrar 20 m. Entretanto, a maioria delas se encontra nos primeiros 50 cm do solo.

As principais doenças da videira causadas por fungos são míldio, oídio, ferrugem, declínio, antracnose e requeima.

Dentre as pragas que atacam a videira nesta região, destacam-se: o ácaro-branco, o ácaro-rajado, a broca-dos-ramos, a mosca-branca, lagartas das folhas, a mosca-das-frutas, os tripes, a traça-dos-cachos e as cochonilhas.

Pilares A Videira é sustentada em cinco princípios básicos: comunhão, adoração, serviço, evangelismo e edificação. Comunhão As pessoas se relacionam não somente na igreja, mas durante a semana através dos Grupos de Crescimento, uma das melhores ferramentas para relacionamentos saudáveis serem construídos.

O que aprendi com as videiras reflete a maturidade pessoal e espiritual de Beth Moore, conceituada autora e palestrante internacional. Em uma viagem marcante com suas filhas à Toscana, na Itália, Beth é confrontada por questões centrais da existência humana: "O que estou fazendo da minha vida?

A videira necessita de podas de formação e de produção, mantendo o equilíbrio entre o vigor da vegetação e a frutificação. A poda deve ser realizada anualmente, quando a plantação estiver em repouso, o que ocorre durante o inverno, ou então, quando surgirem as primeiras brotações nas pontas dos ramos.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. Mais um ano se foi.

Cultivo da Videira. É realizada com o objetivo de promover uma forma adequada à planta, de acordo com o sistema de condução utilizado. Em condições tropicais como as do Vale do São Francisco, efetua-se a poda de formação cerca de um ano após o plantio das mudas.

Na verdade há uma planta chamada de “a falsa videira”.
Seu nome cientifico é Parthenocissus deriva de duas palavras em latim, parthenos, que significa “virgem“, e kissos ou Hera, (no mito grego, é a deusa das bodas, da maternidade, e das esposas, equivalente de Juno no mito romano.

Os produtores estão cada vez mais preocupados com a qualidade, investindo em novas tecnologias, em novas espécies. O que mais chama a atenção é que, por causa do clima quente e seco, as videiras produzem uva até três vezes por ano.