Quais as características de uma pessoa vaidosa?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

As pessoas vaidosas sentem um amor exagerado em relação a si mesmas e vivem em um mundo de fantasias excessivas de sucesso, poder e beleza. Isso as torna pretensiosas, com o costume de se admirar e se avaliar de maneira excessiva. No entanto, seus ares de grandeza escondem uma forte desconfiança e insegurança.

Uma pessoa vaidosa costuma atribuir valor a aparências, não a virtudes. Por isso, o vaidoso cuida de forma excessiva do espetáculo de si mesmo, pois para ele é “essencial” convergir para si o olhar e a admiração dos outros, exibir e ostentar uma suposta imagem mesmo que temporária e ilusória.

Psicologicamente, nas concepções de Adler, podemos entender que a vaidade é o traço de caráter de quem está “sempre a cogitar no que os outros pensam dele” (Adler, 1961, p. 188). Em outras palavras: [a vaidade] leva os indivíduos a pensar constantemente em si, ou, quando não dê isso, na opinião dos outros ...

Se a vaidade tem a ver com o que queremos que os outros pensem de nós, o orgulho está mais relacionado à opinião que temos de nós mesmos, à autopercepção. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa, e é preciso destacar que nem sempre o orgulho é ruim.

É tudo vaidade. 3 Que aproveito tem o homem, de todo o seu trabalho, em que ele trabalha debaixo do sol? 4 Uma geração vai, e outra geração vem, porém a aterra para sempre permanece. 5 E nasce o sol, e põe-se o sol, e apressa-se a voltar ao seu lugar de onde nasceu.

Por isso, vaidade é definida como "preocupação excessiva com a aparência física e avaliação excessivamente positiva da própria aparência".

Para começar, Lígia explicou que a diferença básica entre vaidade e auto-estima está exatamente nesse ponto: a vaidade é uma expectativa sobre a opinião de terceiros e a autoestima é um movimento interno, é como a própria pessoa se enxerga.

De acordo com a especialista a vaidade traz sintomas psicológicos passageiros como é o caso do prepotismo. A vaidade em excesso pode trazer muitas doenças físicas, psíquicas e afetivas.

Uma pessoa com vaidade assim acaba se transformando em alguém com egoísmo também. Seriam esses os indivíduos que se têm, a todo momento e lugar, como o centro das atenções.

Na minha opinião, a vaidade, no sentido ruim, é aquilo que você faz para mostrar para os outros. Quando você é muito vaidoso, as vezes não enxerga o outro, se acha melhor, mais bonito, mais poderoso. É a vaidade gerando um egocentrismo em que você vive o “eu” que nem mais sabe se é você de verdade.

Tratar os vaidosos como uma pessoa comum é a melhor forma de ajudá-los. Marcar seu território, delimitando bem os papéis também é uma boa estratégia. Ressalte suas qualidades, mas faça-o conscientizar-se de seus limites.

Sim, vaidade pode ser sinônimo de cuidar-se, preparar-se para quem o circunda. Sendo, dessa forma, algo virtuoso, que ajuda a preservar, manter, ter uma autoestima no lugar.

A vigorexia, também conhecida por Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico Muscular, é uma doença psicológica caracterizada pela insatisfação constante com o corpo, em que a pessoa se enxerga muito magra e fraca, quando na verdade é forte e possui músculos bem desenvolvidos, por exemplo.

É por tudo isso que a vaidade é um termômetro do nosso estado de espírito e da nossa saúde física. Pois quando estamos enfrentando um tratamento médico, estamos passando por um problema familiar ou entramos nos sintomas depressivos, o autocuidado é esquecido.

A palavra vaidade origina-se do latim vanitas, que significa qualidade do que é vão fútil e ilusório. O dicionário Aurélio define vaidade como presunção, frivolidade e orgulho injustificado.

Excesso de valor dado à própria aparência, aos atributos físicos ou intelectuais, caracterizado pela esperança de reconhecimento e/ou admiração de outras pessoas: demonstra excesso de vaidade ao falar; decidiu fazer caridade por vaidade pura.

Avaliação exagerada de si mesmo: 1 imodéstia, presunção, convencimento, pretensão, soberba, ostentação, garganta, afetação, esnobismo, inflação, narcisismo, pedantismo, pedantice, orgulho, sobranceria, vanglória, jactância, veleidade, ufania, enfatuação, pompa, empáfia, fatuidade, vacuidade, inchação, tesura.

Narciso é um personagem da mitologia grega, filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope. Ele representa um forte símbolo da vaidade.

A bíblia também diz que a modéstia são atitudes e o que importa mais é a beleza interior e o que está no coração. Quem veste-se com o coração não está preocupado em chamar a atenção para si. "Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas.