Quais as características de um recém-nascido normal?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Características de um recém-nascido

  • Os recém-nascidos têm circulação sanguínea lenta e instável, por isso, é comum que a sua pele tenha uma cor vermelha escura e apresentem as mãos e os pés azulados, sobretudo quando as extremidades estão frias. ...
  • Todos os recém-nascidos apresentam as fontanelas permeáveis.

Como você pôde observar, o recémnascido apresenta várias características anatômicas e funcionais que devem ser consideradas ao ser prestada as sistência de enfermagem. Entre essas características, destacamos o peso, a estatura, os sinais vitais, a atitude e a postura, indicativos das condições de vida desse ser.

Os sinais vitais normais de um recém-nascido são: Frequência cardíaca: entre 120 e 160 batimentos por minuto. Frequência respiratória: entre 30 a 50 respirações por minuto, por vezes irregular e com pausas até cinco segundos. Temperatura do corpo: cerca de 37°C, com variações entre os 36,5°C e os 37,5°C.

Seu filho pode não estar se desenvolvendo bem, se:

  • Não se acalma com a voz dos pais.
  • Não faz contato visual.
  • Não sorri.
  • Não reage a barulhos.
  • Não emite sons.
  • Não sustenta o próprio corpo.
  • Não fixa o olhar nas coisas à sua volta.

Assim, no recém-nascido é especialmente importante estar atento e valorizar os seguintes sinais de alerta: Gemido persistente; Choro persistente e inconsolável; Apneia: pausa respiratória superior a 20 segundos acompanhada por uma coloração azulada da pele (cianose);

O primeiro sorriso, os primeiros sons e pequenos movimentos com a cabeça ou as mãos costumam surgir nos primeiros três meses de vida. Nesse período, é provável que o bebê passe parte do dia vendo e ouvindo as pessoas ao seu redor.

É comum que já nos primeiros dias de vida as crianças comecem a sorrir, mas não se iluda: neste caso, é um reflexo involuntário e, muito provavelmente não seja para você. O que não quer dizer que isso não seja um bom sinal. Aliás, muito pelo contrário, significa que está tudo indo maravilhosamente bem.

Os bebés nascem com os ossos do topo da cabeça separados para facilitar a passagem e a saída da cabeça pelo canal de parto. Como se fossem placas, conseguem sobrepor-se para alongar a cabeça, tornando-a mais estreita e, assim, passar até ao exterior sem danificar o cérebro.

QUADRO CLÍNICO E DIAGNÓSTICO
Os sinais avaliados são a frequência cardíaca, a res- piração, o tônus muscular, a cor da pele e a presença de refle- xos. O somatório da pontuação resultará no Índice de Apgar: Apgar 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém- nas- cidos, significa que o bebê nasceu em ótimas condições.

O Ministério da Saúde considera que crianças de risco apresentam pelo menos um destes critérios: baixo peso ao nascer (<2500g); menos de 37 semanas de idade gestacional (IG), asfixia grave (Apgar < 7 no quinto minuto de vida); internamento ou intercorrência na maternidade; mãe adolescente (< 18 anos), mãe com baixa ...

Os sinais avaliados são: força muscular, frequência de batimentos do coração, reflexo, respiração e cor. A somatória desses sinais gera uma nota que varia de 0 a 10.

Quais são os sinais vitais?

  • Frequência cardíaca.
  • Frequência respiratória.
  • Pressão arterial.
  • Temperatura.
  • Comece pela temperatura.
  • Tome a pulsação.
  • Siga para a Frequência Respiratória (FR)
  • Meça a pressão arterial.

Doença infecciosa aguda também conhecida como “mal de sete dias”, grave, não contagiosa, que acomete o recém nascido nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante.

Espera-se nos primeiros meses que o bebê ganhe algo em torno de 25 a 30 gramas por dia Segundo o Osteopata, há casos de bebês que ganham peso normalmente nos dois primeiros meses de vida, mas a partir disso deixam de ganhar ou baixam o ganho, por exemplo, de um quilo num mês para 200 gramas no mês seguinte.

Agora, é claro que cada bebê é um bebê, e tudo depende muito da personalidade de cada um, mas o que acontece é que, de uma maneira geral, bebês criados com apego normalmente são mais calmos e não costumam chorar para tudo, com exceção de alguns bebês como, por exemplo, os bebês high-need.

Dessa forma, muitos recém-nascidos fazem cocô após cada sessão de amamentação, totalizando oito ou 10 fraldas sujas por dia. É natural que o recém nascido evacue a cada mamada, mas isso não é uma regra.

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.

Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.

Bebê com icterícia fica vermelho? Segundo a Dra. Juliana Sobral “a icterícia neonatal deixa a pele apenas amarela. O que acontece é que quando o bebê é muito vermelhinho ao nascer, o que chamamos de pletora, ele tem mais risco de ter icterícia".