Quais as características de um estudo de caso?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Estudos de caso são um método de pesquisa ampla sobre um assunto específico, permitindo aprofundar o conhecimento sobre ele e, assim, oferecer subsídios para novas investigações sobre a mesma temática.

Nessa postagem, mostramos a seguir quais são as principais seções e subseções de um estudo de caso:

  • Introdução. Descrição do problema estudado. ...
  • Trabalhos Relacionados. ...
  • Design do estudo de caso. ...
  • Resultados. ...
  • Conclusão e trabalhos futuros. ...
  • Agradecimentos.
  • Referencias.
  • Apêndices.

Basicamente, um estudo de caso pode ser organizado nas seguintes etapas:

  • Identificação de um problema de pesquisa.
  • Levantamento dos dados.
  • Análise do contexto (variáveis)
  • Soluções/conclusões sobre o problema (se for possível, realizar a análise generalizante)

Um estudo de caso é um método de pesquisa cujo fim é entender melhor um tema ou processo. Os estudos de caso envolvem pesquisas aprofundadas sobre um determinado assunto para apreender sua funcionalidade e seus sucessos. E mais importante ainda: os estudos de caso são histórias.

Segundo Yin (2001, p. 32): “o estudo de caso é uma investigação empírica de um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real, sendo que os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definido”.

O estudo de caso contribui para compreendermos melhor os fenômenos individuais, os processos organizacionais e políticos da sociedade. É uma ferramenta utilizada para entendermos a forma e os motivos que levaram a determinada decisão.

Ademais, múltiplos estudos de caso de um grupo diferenciado permitem desenvolver teorias para explicar o fenômeno, em sua complexidade e riqueza. Para ilustrar possíveis contribuições desses estudos, são apresentadas duas pesquisas, reconhecidas por expandirem o conhecimento da área.

Segue a divisão em partes ou paragrafo do que você deve considerar na escrita da conclusão:

  1. Breve descrição do seu trabalho.
  2. Um resumo das conclusões da pesquisa.
  3. Relação com as evidências existentes.
  4. Impactos e implicações que os resultados podem gerar.
  5. Limitações do estudo.
  6. Trabalhos futuros.

O objeto de estudo consiste nessa especificação do tema de pesquisa. Ou no ponto de vista pelo qual se analisará o tema da pesquisa. Em outras palavras, o objeto de estudo é o afunilamento do tema. Por essa razão, pode-se afirmar que o objeto de estudo é uma especificação que deriva de temáticas mais amplas.

A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo ( ...

O que são Estudos de Caso? Estudos de caso são um método de pesquisa ampla sobre um assunto específico, permitindo aprofundar o conhecimento sobre ele e, assim, oferecer subsídios para novas investigações sobre a mesma temática.

O estudo de caso, convém destacar, é muitas vezes visto com estereotipada desconfiança, em virtude de uma suposta falta de rigor metodológico do pesquisador, considerado negligente na busca de evidências, na falta de critérios, por exemplo e por um mal alinhado planejamento, que acabam por comprometer os resultados e a ...

O estudo de caso é um método de pesquisa para observar um tema dentro de um caso concreto. Quer dizer, o foco da pesquisa é um contexto específico que acontece na vida real. As conclusões do estudo de caso devem explicar como e por que o fenômeno acontece.

Desafie-se em estudos de caso com experiências reais ou ficcionadas para uso em ações de aprendizagem. A Casoteca de Gestão Pública é um acervo virtual de casos e notas de ensino sobre temas de interesse da administração pública, desenhados para ensino e aprendizagem organizacional.

O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas. Ambos deverão ser uma Revisão Bibliográfica.

A delimitação do tema é, portanto, essa especificação do tema de pesquisa. Ou o ponto de vista pelo qual você vai analisar o seu tema no TCC. Em outras palavras, é o objeto de estudo ou afunilamento do tema. É por isso que pode-se afirmar que o objeto de estudo é uma especificação que deriva de temáticas mais amplas.

A metodologia de pesquisa nada mais é do que a descrição do processo de pesquisa do trabalho. Isto é, a definição de quais serão os procedimentos para a coleta e para a análise da dados. Isso significa que delimitar uma metodologia não é adotar um conjunto de diretrizes fixas que se deve seguir à risca.