Quais as características de interação social?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Ela é caracterizada pela troca entre duas ou mais pessoas, seja em diálogo, expressões ou ações que constituem a vivência em sociedade. Pela interação as pessoas conseguem se relacionar, criando certas “regras” e ditando como agir em frente à diversidade de pessoas que formam a sociedade.

A criança brinca com um brinquedo, organiza seu jogo – a criança tem interação com o objeto. Se para uma criança um brinquedo é apenas um objeto, isso é uma coisa, mas se ela brinca com soldados e organiza uma luta, ela tem interação com o objeto social.

Na interação mútua, o foco é a relação social e não os indivíduos que dela participam. Já na interação reativa existe uma clara delimitação de quem é o emissor e o receptor. A relação é unilateral, não havendo liberdade para uma cocriação. Os dois tipos de interação não se estabelecem de forma exclusiva.

Os três tipos de interação
A qualquer uma destas realidades falta um elemento essencial: a reciprocidade, a interinfluência, a mutualidade que o conceito de interação encerra.

Resumo. Em A mídia e a modernidade, Thompson desenvolve uma teoria interacional dos meios de comunicação que distingue três tipos básicos de interação: 1) interação face a face; 2) interação mediada; e 3) quase-interação mediada.

O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social.

Relações sociais são interações, conexões e intercâmbios entre indivíduos, grupos e instituições dentro de uma sociedade. As relações sociais dependem da rede de conexões entre os indivíduos.

As interações sociais podem contribuir para a aprendizagem efetiva de habilidades e conteúdos, assim como fortalecer os valores éticos fundamentais ao desenvolvimento moral do ser humano. Na infância, a interação entre as crianças é indispensável para a construção de aprendizagens significativas no ambiente escolar.

A interação social é apenas um dos pilares para que a criança se desenvolva em todos os aspectos. Para que ela seja incentivada, é necessário que haja uma parceria entre a escola e a família a fim de potencializar as habilidades da criança e fornecer as ferramentas necessárias para o seu bem-estar.

O contato social não apenas diminui os sentimentos de solidão e evita a depressão e ansiedade, mas também é capaz de prevenir doenças, como demências e doenças cardiovasculares, além de mantém os níveis de estresse sob controle e melhorar a saúde mental.

Thompson (1998) afirma que há três tipos de interação: interação face a face, interação mediada e quase interação mediada.

Significado de Interagir
Fazer com que haja certo diálogo entre uma pessoa e outra; comunicar ou comunicar-se: é necessário que a mãe sempre interaja com o seus filhos; algumas espécies de animais interagem de maneira intensa.

O ato de conversar e interagir com outros indivíduos se mostra tão benéfico para a mente quanto fazer exercícios considerados estimulantes, como palavras-cruzadas, por exemplo. O estudo concluiu, também, que o isolamento social pode ter o efeito contrário e causar danos ao funcionamento do cérebro.

O primeiro tipo de interação é a interação entre o aprendiz e o conteúdo ou tema de estudo. Essa é uma característica definidora da educação.

Interação. A interatividade é um conceito oriundo da comunicação, e não da informática, e diz respeito à comunicação entre os interlocutores humanos, entre os humanos e as maquinas e entre usuário e serviço.

Para martino (2005, p. 13), a comunicação interpessoal se funda- menta em três princípios: (1) o termo comunicação designa as relações onde existem elementos que se destacam de um fundo de isolamento; (2) a intenção de romper o isolamento; (3) a ideia de uma realização em comum.