Quais as características de dança de salão?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Características

  • São dançadas a dois, partindo de uma postura básica que favorece a condução, que é exercida por uma das partes.
  • Ocorrem em deslocamento pelo salão, convencionalmente no sentido anti-horário.
  • Pressupõem acompanhamento musical, o qual configura o estilo da dança.

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

O Bolero é uma dança romântica por natureza. É dançada em par e caracterizada pelo abraço sem "sobras". É uma dança dinâmica, que possibilita rodar muito o salão. A palavra BOLERO vem de "boleras" que eram ornamentos de vestidos de dançarinas espanholas que imitavam bailados ciganos.

A dança de salão ou dança social, praticada por casais, em reuniões sociais, surgiu, durante o Renascimento na Europa. Desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, com as danças da corte, como entre o povo em geral, com as danças folclóricas.

A dança de salão apresenta três elementos básicos:

  • MOVIMENTO CORPORAL.
  • ESPAÇO.
  • TEMPO.

A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras.

5 tipos de dança de salão mais praticados no Brasil

  1. Forró O forró é um estilo surgido no nordeste brasileiro. ...
  2. Samba de gafieira. O samba de gafieira é uma vertente do samba que aparece como desdobramento do maxixe, um estilo originado na primeira metade do século XX, sendo tipicamente brasileiro. ...
  3. Tango. ...
  4. Salsa. ...
  5. Zouk.

A dança é formada por três elementos: movimento corporal, espaço e, tempo. A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimónia.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.

As religiões, sobretudo a Igreja Católica, teve forte influência no surgimento de personagens e contos da história brasileira. Uma das características marcantes das danças brasileiras folclóricas são as músicas simples e os personagens chamativos.

São consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.

A dança social ou dança de salão é praticada por casais, em reuniões sociais e surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral.

São exemplos de danças de salão clássicas tango, valsa vienense, valsa inglesa, slow fox e quickstep. Por ser um país muito grande, o Brasil possui vários tipos de dança de salão em seu território. Os ritmos mais presentes no Brasil são: Soltinho, Forró, Samba, Samba de gafieira, Samba rock, Xaxado, Maxixe.

No Brasil, são praticadas algumas danças de salão, e entre elas: o forró, o samba de gafieira, o soltinho, o bolero, o tango, o zouk, a lambada, a salsa. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras.

É caracterizada pelo ritmo lento e pelo movimento de torções em par, que se movem pelo salão em círculos, como se estivessem dando voltas. A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida significa “dar voltas”. A valsa é considerada uma dança de salão, ou seja, é executada em dupla.

A dança de salão tem origem na corte do rei Luís XIV de França (1638-1715). É possível que, na época, os pares se abraçassem lateralmente, por conta dos soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrizio Caroso.