Quais as características das esculturas romanas?

Perguntado por: rlancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Elas eram feitas em tamanho natural, pintadas com policromia e liberadas de pedra. De um modo geral, a escultura romana tem as seguintes características: Influência da arte etrusca e grega, mas com características dos próprios romanos; Não tinha um ideal de beleza, mas presava por representações realistas.

Diferenças entre a Escultura Grega e Romana
Entretanto, a romana atribui às suas representações o realismo das formas, ao passo que a escultura grega era essencialmente idealista. Assim, os romanos retratavam rostos envelhecidos, enquanto os gregos concediam juventude aos bustos - mesmo dos que já não eram jovens.

Aprovada pela comunidade. Característica principal da escultura românica: está integrada à arquitetura. É uma escultura de representação, mas integrada à arquitetura - pilares, colunas, etc.

Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo.

A arquitetura romana se caracteriza pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões.

Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas. Outra característica da arte romana era a suntuosidade. Os imperadores buscavam construir obras grandes e vistosas como uma forma de demonstrar seu poder e importância política para a sociedade romana.

Características da arquitetura romana
Uso do arco nas construções; Uso da abóbada.

Essa expressão da arte foi classificada em quatro estilos: incrustação, arquitetônico, enfeitado e intricado.

Conforme você viu, as esculturas romanas ilustram o uso político da arte para criar imagens de poder dos líderes, deuses e heróis. Assim como os retratos em estátuas, também era comum que retratos dos imperadores fossem escupidos em moedas de pedra e bronze que circulavam por todo o Império Romano.

As principais características da Escultura Grega são: Busca da Beleza Física. Representação do corpo humano. Naturalismo e idealismo das formas.

A escultura romana foi trabalhada através de retratos e estátuas, muitas vezes apresentando uma característica fúnebre.

Principais características da arte greco-romana:
Os artistas greco-romanos, principalmente os escultures, buscaram representar os seres humanos e a natureza com grande riqueza de detalhes. - Nas artes plásticas, podemos destacar a representação de temas mitológicos (religiosos), humanos e também os ligados à natureza.

Escultura romana
Os deuses e imperadores foram os principais temas das esculturas na Roma Antiga.

Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas.

Solidez e durabilidade; Sentimento de eternidade; Aspecto misterioso e impenetrável; Imobilidade solene.

Características da Arte Grega
Perfeição; Obras realizadas a partir de modelos vivos; Uso religioso, doméstico ou funerário; Valorização do ser humano.

Principais construções romanas

  • Termas.
  • Teatros e anfiteatros.
  • Estradas.
  • Aquedutos.
  • Templos.
  • Arcos do triunfo.
  • Casas.

As construções são funcionais, planejadas de acordo com o uso que as pessoas farão delas. Há integração da arquitetura à natureza e à paisagem do entorno. Rejeitam-se elementos decorativos, ornamentais e supérfluos. Utilizam-se linhas e formas geométricas definidas.

A escultura romana foi uma manifestação artística extremamente significativa na civilização da Roma Antiga. Pode-se dizer que constitui a mistura da perfeição clássica com características do realismo e estilos do Oriente, que foram traduzidas em peças de pedra e bronze de inigualável beleza.

A Arte Românica foi um estilo artístico que surgiu na Europa no século XI e que predominou, principalmente, nas construções de igrejas católicas.