Quais as características de escárnio?

Perguntado por: edias . Última atualização: 18 de maio de 2023
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As características das cantigas de escárnio incluam críticas mais cômicas e debochadas, feitas a alguém não identificado, mas que realmente existia. As cantigas de maldizer eram mais diretas e com linguagem mais agressiva, explícita e erótica.

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando o duplos sentidos. Exemplo: a música da dupla Maiara e Maraisa, "Quem ensinou fui eu".

A cantiga de amigo, colocando em cena uma donzela em situações da vida popular rural ou num ambiente doméstico, distingue-se por nela um sujeito enunciador feminino confidenciar à natureza, à mãe ou às amigas, o amor ou saudade de um amigo muitas vezes ausente.

As características das cantigas de escárnio incluam críticas mais cômicas e debochadas, feitas a alguém não identificado, mas que realmente existia. As cantigas de maldizer eram mais diretas e com linguagem mais agressiva, explícita e erótica.

Cantigas de escárnio – cantigas que tinham como objetivo fazer sátira de alguém ou alguma situação. Nas cantigas de escárnio era comum o duplo sentido e a indireta.

São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos: Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Ambas as cantigas faziam sátiras ou deboche, porém existia uma diferença em relação como a sátira era feita. A cantiga de escárnio tinha um tom mais leve e a cantiga de maldizer era direta e ácida.

Para os trovadores fazerem uma cantiga de escárnio, ele precisa compor uma cantiga falando mal de alguém, ou seja, fazendo uma critica a alguma pessoa, através de palavras de duplo sentido, ou seja, através de ambigüidades, trocadilhos e jogos semânticos, através de um processo denominado pelos trovadores equívoco.

A intenção destas cantigas é satirizar certos aspetos da vida da corte, visando com frequência certas personagens como jograis, soldadeiras, clérigos, fidalgos, plebeus nobilitados.

Nas cantigas de amor do trovadorismo, como mencionado anteriormente, o homem se dirige para a mulher amada tendo nela uma figura totalmente idealizada e distante de suas possibilidades reais.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

A cantiga de maldizer é a sátira direta, desbocada, vulgar, grosseira, chula, por vezes obscena ou pornográfica, chegando a citar o nome da pessoa-alvo da sátira. No exemplo abaixo, o autor faz uma depreciação à imagem de um trovador, considerando-o literariamente fraco.

A cantiga de escárnio é uma cantiga com o intuito de denegrir alguém ou criticar fortemente uma pessoa.

As cantigas de escárnio e maldizer são do tipo satíricas, com a intenção de contrariar padrões sociais, ironizar ou difamar pessoas e/ou situações. A diferença entre as duas está, principalmente, na forma como essa crítica é transmitida. E vedes como vos quero loar: Dona fea, velha e sandia!