Quais as características das construções antigas?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Também podemos observar o fato de que as construções antigas, especialmente as de mais alto padrão, tinha geralmente pé-direito muito alto, uso de muita madeira, inclusive para assoalhos e o típico telhado colonial que é bastante marcante nesse tipo de construção.

As 8 construções antigas mais impressionantes do mundo

  • Coliseu de Roma. Roma, 80 dC. ...
  • Muralha da China. Norte da China, 210 aC. ...
  • Templo de Hera. Itália, 550 aC. ...
  • Teatro de Marcelo. Roma, 12 aC. ...
  • Ponte Fabrício. Roma, 62 aC. ...
  • Aqueduto de Segóvia. Segovia, Espanha, 50 dC. ...
  • Sanchi Stupa. Índia, 300 aC. ...
  • Sechin Bajo. Peru, 1.300 aC.

Geralmente, eram construções imponentes e construídas com pedras. Podemos destacar como exemplos da arquitetura egípcia: templos, palácios, pirâmides e as grandes estátuas de pedra de esfinges. Desenvolveu-se na Grécia Antiga. Grande parte das obras arquitetônica dos gregos era feita de pedras de mármore.

Enquanto antigamente era comum as estruturas mais rústicas, atualmente utiliza-se muito elementos modernos na construção de casas como uso de vidro, as cores variadas, as formas irregulares, bem como diversos outros recursos que têm sido usados nas construções mais modernas.

A madeira era utilizada em bruto ou combinada com outros elementos construtivos como o barro, a palha, a pedra, o ferro, etc..

A casa colonial tinha de um a três pavimentos e contava com a presença de varanda, colunas e beirais. O telhado era normalmente feito com telhas de barro e as paredes feitas em taipa de pilão ou pau a pique, com ressalva das casas mais ricas que eram levantadas com pedra e barro ou tijolos.

Pau a pique são construções simples feita com técnicas rudimentares. Pau a pique são construções bastante antigas que utilizam técnicas rudimentares. Essas moradias são geralmente muito simples e mais comuns nos municípios do interior do Brasil.

Construção mais antiga do Brasil - Casa Martim Afonso

  • Casa Martim Afonso.
  • São Vicente - O que fazer.
  • São Vicente.
  • Estado de São Paulo (SP)
  • Brasil.
  • América do Sul. mais.

Escudos Cristalinos
Formado durante o período pré-cambriano, esse tipo de estrutura geológica é a mais antiga do território brasileiro. Está presente em aproximadamente 36% país dos quais se destacam: Escudo das Guianas, Escudo do Brasil Central e Escudo Atlântico.

Além de ajudar a montar o quebra-cabeça da história, o patrimônio histórico está repleto de informações sobre tradições e saberes da cultura de um povo e é importante fonte de pesquisa para diversas áreas do conhecimento.

Enfim, podemos dizer que as construções Nuragues e Dolmens são consideradas as primeiras formas de arquitetura mundial realizada pelo homem e a primeira manifestação da vontade e necessidade de as sociedades criarem e organizarem os espaços, lugares, posições; não só nos aspectos físicos, como também nos aspectos ...

Arquitetura Clássica de A a Z: nosso guia sobre o assunto. Os princípios da arquitetura clássica, como a beleza, solidez e funcionalidade, são usados em obras e decorações até hoje. Conheça mais sobre ela e saiba como utilizar em seus projetos!

Normalmente, quem se interessa por arquitetura gosta de desenho, história e artes. São pessoas atraídas por belas fachadas, estilos de construção e outros elementos que compõem o cenário urbano, sejam do passado ou até nos vislumbres para o futuro.

Tratam-se dos 3 elementos fundamentais da arquitetura: a estabilidade ou caráter construtivo (firmitas), a função ou comodidade (utilitas) e a beleza estética (venustas).

Entenda as diferenças entre os principais tipos de Arquitetura

  • 1.1 Clássico.
  • 1.2 Minimalista.
  • 1.3 Contemporâneo.
  • 1.4 High tech.
  • 1.5 Industrial.

Sem dúvida, uma das principais diferenças entre casas antigas e casas modernas são os materiais usados nas paredes e forros. Por exemplo, no período colonial, os materiais utilizados em casas antigas eram pedras e tijolos de adobe. Para o assentamento, as argamassas de areia e barro eram as mais comuns.

Pedra Talhada
A técnica de esculpir blocos de pedra em formas precisas foi utilizada em monumentos icônicos, como as pirâmides do Egito e os templos maias. Essa técnica demandava habilidades avançadas de artesãos e resultava em estruturas magníficas.

Assim como a palafita, o pau a pique é uma das técnicas construtivas mais antigas quando falamos de diferentes tipos de casas. Também conhecida como taipa de mão, a técnica consiste no entrelaçamento de madeiras que formam vãos. Essas aberturas, posteriormente, são preenchidas com barro.

Segundo as leis da física, o ar quente de um ambiente sobe enquanto o ar frio desce e é por isso que o pé direito das casas tradicionais eram tão altos. Mantinham um clima agradável no ambiente e tinham a função de fazer com que o ar quente saísse por entre as telhas que também possuíam suas peculiaridades.

Os lajeados eram lajes de pedra – arenitos, gneiss ou calcários, assentados com argamassa de barro. Estas lajes podiam ser trabalhadas por canteiro apenas na face superior, ou também nas faces laterais. Tinham estas lajes de 5 a 10 cm de espessura normalmente, porém em casos excepcionais podiam ser mais espessas.

A mistura era feita com cinzas vulcânicas, cal e um ingrediente especial – água do mar. Os elementos dessa “receita original” formam um mineral chamado tobermorita aluminosa, que fica cada vez mais forte com o passar do tempo.