Quais as características da valsa?

Perguntado por: cfarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

É caracterizada pelo ritmo lento e pelo movimento de torções em par, que se movem pelo salão em círculos, como se estivessem dando voltas. A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida significa “dar voltas”. A valsa é considerada uma dança de salão, ou seja, é executada em dupla.

É composto de três passos regulares alternando os pés, semelhante ao passo ternário. Para que se possa dançar a valsa rodada é preciso que o passo de valsa seja executado com movimentos para frente e para trás. No par, o rapaz inicia com o pé direito e a moça com o pé esquerdo, ou vice-versa.

A valsa é uma dança de salão simples e elegante, comumente dançada em dois. Com um ritmo mais lento, os movimentos dela formam o contorno de um quadrado.

Conheça os tipos de valsa e tire suas dúvidas sobre a dança

  • Curiosidade. ...
  • Valsa Inglesa. ...
  • Valsa Internacional Standard. ...
  • Valsa estilo Americano. ...
  • Valsa Peruana. ...
  • Valsa Venezuelana. ...
  • Valsa “Cross Step”

A Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre, ela surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam Page 14 separados) e o Laendler (dança campestre, na Alemanha).

Os elementos formais da Dança, nestas diretrizes, são: movimento corporal: o movimento do corpo ou de parte dele num determinado tempo e espaço; • espaço: é onde os movimentos acontecem, com utilização total ou parcial do espaço; • tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração).

A valsa é dançada em compassos de dois e em giro, no sentido horário. Assim sendo, o acompanhante irá girar para a direita e a aniversariante para a esquerda, de forma a manterem-se sincronizados. É o homem quem dá início ao giro.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Resposta. Quando surgiu o objetivo era restabelecer laços entre os países europeus.

A valsa é uma dança bem comum e, comparado a outras danças como o tango e a salsa, até simples. É um ritmo lento, o que facilita na hora de aprender os passos, no qual o casal dança formando um quadrado no chão.

A valsa, que começou na Áustria no século XVIII, se propagou por várias regiões do mundo e adquiriu características próprias em cada cultura. No Brasil, ela chegou ainda no início do século XIX, com a transferência da Família Real Portuguesa.

Johann Strauss (filho)

Johann Strauss (filho) (1825-1899) foi um importante músico, compositor e regente austríaco. É o autor da famosa obra clássica, a valsa “Danúbio Azul”. Recebeu a glorificação popular com o título de “O Rei da Valsa”. Johann Strauss (filho) nasceu em Viena, Áustria, no dia 25 de outubro de 1825.

Hoje em dia, a valsa continua sendo muito dançada por meninas que curtem o estilo mais clássico e tradicional da festa de 15 anos. Tradicionalmente o primeiro par é seu pai, depois a valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe.

As saias curtas são mais adequadas para as danças rápidas e as latinas, nas quais a agilidade dos giros é acentuada. Para danças como a valsa é imprescindível o uso de saias compridas.

Valsa (do alemão Walzer) é uma manifestação cultural austríaca e alemã, formada por gênero musical e dança de salão de compasso ternário, ou binário composto (embora para facilitar a leitura seja escrita em compasso ternário), um estilo muito tocado nos salões vienenses (Áustria) e muito dançadas pela elite da época.

Existem dois tipos de Valsa: Inglesa e Vienense. São ambas danças clássicas, com compasso ternário, progressivas e por isso dançadas em torno da pista de dança.

Aparece no portugués através do francés Valse, sobre o alemão Walzer, associado à Walzen, aludindo à idéia de girar, com referência no indo-europeu wel-(2), para virar.

Por exemplo, a valsa tem compasso 6/8 ou ¾, enquanto músicas populares tendem a utilizar o 4/4.