Quais as características da quimiossíntese?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Quimiossíntese é um processo em que compostos inorgânicos são utilizados como fonte de energia para a produção de compostos orgânicos. Diferentemente da fotossíntese, não necessita de energia luminosa. Algumas bactérias realizam a quimiossíntese, como as bactérias nitrificantes.

Na quimiossíntese, ocorre a síntese de moléculas orgânicas utilizando-se a energia química proveniente de compostos inorgânicos. Na fotossíntese, por sua vez, observa-se um processo em que compostos orgânicos são formados utilizando-se a energia luminosa absorvida por pigmentos especiais.

A primeira fase da quimiossíntese é marcada pela degradação de compostos inorgânicos que libera prótons e elétrons utilizados para a produção de ATP, além de serem coletados pelo NADP, um carreador específico (semelhante ao NADH e FADH2 presentes na respiração celular) convertido a NADPH.

O processo da quimiossíntese é semelhante ao da fotossíntese, porém a energia utilizada na reação não vem da luz, mas sim de reações químicas, como a oxidação de substância inorgânicas. Portanto, a energia utilizada na reação é química.

Acredita-se que os organismos primitivos poderiam, assim como os que são observados atualmente, realizar processos como a quimiossíntese para a produção de seu alimento. Acredita-se que os primeiros organismos poderiam realizar a quimiossíntese, como bactérias encontradas atualmente em fontes termais.

Os principais processos envolvidos no metabolismo energético da célula são a fotossíntese e a quimiossíntese, que produzem matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas simples, e a respiração aeróbia, a respiração anaeróbia e a fermentação, que liberam a energia contida nos alimentos orgânicos.

Nos idos de 1950 os cientistas Harold Urey e Stanley Miller conseguiram produzir artificialmente várias moléculas de aminoácidos a partir de um ambiente com uma atmosfera primitiva cheio de gases desprendidos das erupções vulcânicas (vapores de água (H2O), gás metano (CH4), gás carbônico (CO2), Hidrogênio (H2), amônia ...

A fotossíntese ocorre em duas etapas ou fases, que serão descritas mais detalhadamente no próximo tópico. A fase luminosa ou fotoquímica, que é a fase em que ocorre a captura de luz; e a fase de fixação de carbono, em que a energia capturada será utilizada na produção dos compostos orgânicos.

Ao invés de pegar energia solar, a bactéria pega energia de algum composto inorgânico, como por exemplo o nitrito, amônia, um composto que tenha ferro. A bactéria oxida o composto inorgânico e reage, essa energia é extraída do composto inorgânico com o oxigênio.

Folhas. A folha é a parte da planta responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento. Nas células das folhas há muitas estruturas chamadas cloroplastos que contém a clorofila, o pigmento que dá a cor verde à planta.

A fotossíntese pode ser dividida em duas etapas: a fase fotoquímica, ou fase clara, e a fase química, também chamada de fase escura. A fase fotoquímica só ocorre na presença de luz e acontece nos tilacoides e nas lamelas membranosas. Sua função principal é converter energia luminosa em energia química.

Fotossíntese. Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.

No acaso da fotossíntese o gás carbônico e a água, através da energia solar, quebram suas moléculas e rearranjam-se novamente formando como produto a glicose e o oxigênio.

Algumas espécies desses, microorganismos possuem clorofila, assim como os vegetais - são as bactérias autótrofas fotossintetizantes. A fotossíntese bacteriana não produz oxigênio livre, como fazem as plantas, mas enxofre. Elas proliferam em locais repletos de matéria orgânica morta.

A quimiossíntese é um processo no qual ocorre produção de matéria orgânica a partir de gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas (como amônia, ferro, nitrito e enxofre), sem a utilização de energia luminosa.

A célula bacteriana é composta por membrana celular e citoplasma, onde, além do cromossomo bacteriano, são encontrados ribossomos e alguns plasmídios, fragmentos de cromossomos com genes que podem determinar maior resistência a fatores externos como antibióticos, por exemplo.

a) As plantas obtêm seu alimento por meio da fotossíntese, processo em que a seiva bruta (água e sais minerais) é transportada pelo caule até as folhas, onde então, junto com a energia solar e o gás carbônico absorvido da atmosfera, darão origem à seiva elaborada, rica em um tipo de açúcar (glicose), que serve de ...

O pigmento conhecido como clorofila tem a função de captar a luz, garantindo, assim, que os organismos fotossintetizantes produzam seu alimento através do processo de fotossíntese. Dessa forma, a clorofila é fundamental para a manutenção do oxigênio disponível na Terra.

AS PLANTAS/ALGAS CONSEGUEM PRODUZIR O SEU PRÓPRIO ALIMENTO A PARTIR DA FOTOSSÍNTESE, QUE É UM PROCESSO QUE ACONTECE ABSORÇÃO DA LUZ SOLAR ATRAVÉS DE UM PIGMENTO VERDE, A CLOROFILA. NESSE PROCESSO ELAS TRANSFORMAM GÁS CARBÔNICO E ÁGUA EM GLICOSE (AÇÚCARES) QUE SERVEM DE ALIMENTO PARA ESSES SERES.