Quais as características da festa congada?

Perguntado por: isilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

A tradição da congada é marcada pela encenação da realeza do Congo. Entre os elementos que fazem parte da manifestação, estão: a procissão, o levantamento de bandeira, as fardas, as espadas, a coroação, a dança, a música, e os tambores e chocalhos.

A Dança do Congo é a dramatização de uma luta simbólica travada entre dois reinados africanos. O Embaixador de um outro reino pede ao Rei do Congo a mão de sua filha em casamento, o Rei rejeita o pedido então o Embaixador declara guerra ao Rei do Congo.

O Congado é uma manifestação cultural religiosa de origem afro-brasileira que ocorre em diversas regiões do país, especialmente na região Sudeste. Em Uberlândia, o Congado tem uma forte presença na cultura local. A história do Congado em Uberlândia remonta ao século XIX, quando a cidade ainda era um pequeno povoado.

No segundo domingo de outubro, a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito tem seu início às 6h com salvas de foguetes, anunciando que os tambores estão chegando. Os grupos de Congado saem de seus quartéis, localizados em 25 pontos diferentes da cidade.

Os instrumentos mais conhecidos e usados são: caixa, cuíca, pandeiro, reco-reco, o tarol, o tamboril, a sanfona ou acordeon; contudo nada impede que outros instrumentos sejam inseridos nos distintos grupos de congos.

Dança da Congada
A dança representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo denominado terno ou guarda. Para cada terno existe um líder, o "capitão". Igualmente, as lutas entre os mouros e cristãos, ou pagãos e batizados são apresentadas em forma de coreografias.

Também chamada de congado ou congo, trata-se de uma festividade que celebra Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, em memória à proteção que essas santidades deram aos negros escravizados. Há algumas congadas em que também são lembradas a figura de Chico Rei e a luta entre cristãos e mouros.

Nossa Senhora do Rosario. A festa do Rosário de Nossa Senhora no Brasil está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. Por essa vinculação aos negros, o Congado se tornou também uma festa de santos de cor, como São Benedito e Santa Efigênia.

O congado, ou reinado, é uma importante festa afro-brasileira, que por meio de dança, música e muitas cores, representa passagens históricas em homenagem a São Benedito, Santa Efigênia e especialmente à Nossa Senhora do Rosário.

“O Congado vem do termo congo, que significa congar, dançar. É uma memória que vem com os escravizados do antigo Reino do Congo, na África Central, com a essência de festejar algum momento.

Resposta: A congada é mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia. No entanto, suas origens remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes.

Tem dança pomerana, holandesa, afro e até em homenagem ao café, um dos principais produtos da nossa terra. Vale lembrar que além das coreografias, as roupas também fazem parte das apresentações, que emocionam e resgatam as origens da nossa gente.

É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música. Os instrumentos musicais utilizados são a cuíca, a caixa, o pandeiro, o reco-reco,o cavaquinho,o tarol, o tamboril, a sanfona ou acordeom.

A partir de domingo, os grupos realizarão rezas e terços nas casas dos devotos. Já o desfile da grande festa do Congado acontece nos dias 9 e 10 de outubro.

As congadas, ou congos, se originaram durante o período colonial e representam a coroação de reis do Congo.

É uma tradição mantida desde o tempo dos escravos e que se compõe de cortejos, desfile de rei e rainha, bandas musicais e as danças dos grupos de congadeiros que passam o dia a cantar e dançar pelas ruas da cidade.

Em Minas Gerais, o Congado está ligado à figura lendária de Chico-Rei, que teria sido o fundador, no século XVIII, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, assim como da igreja dedicada à santa existente em Ouro Preto.

Significado de Congo
substantivo masculino Indivíduo dos congos, grupo étnico banto, habitante das margens do rio Zaire, na Angola; bacongo. [Geografia] Nome comum da República do Congo, país localizado na região centro-oeste do continente africano.

Apesar da presença de grupos de congadas em todo o Brasil, é na região Sudeste que se concentra o maior número de grupos, especialmente em Minas Gerais, onde eles são aproximadamente quatro mil.

A tradição da congada é marcada pela encenação da realeza do Congo. Entre os elementos que fazem parte da manifestação, estão: a procissão, o levantamento de bandeira, as fardas, as espadas, a coroação, a dança, a música, e os tambores e chocalhos.