Quais as características da dança valsa?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

É caracterizada pelo ritmo lento e pelo movimento de torções em par, que se movem pelo salão em círculos, como se estivessem dando voltas. A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida significa “dar voltas”. A valsa é considerada uma dança de salão, ou seja, é executada em dupla.

Valsa direita
O pé direito executa um passo para frente, os próximos dois passos são quase sem deslocamento, alternando o pé esquerdo e o direito. Em seguida o pé esquerdo executa um passo para trás e os dois passos que seguem são sem deslocamento. Neste dois passos sem deslocamento acontece o giro do par.

Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam separados) e o laendler (dança campestre, na Alemanha).

Carl Maria von Weber, com as suas Douze Allemandes, e, mais especificamente, com o Convite à dança (também conhecido por Convite à valsa), de 1747, pode ser considerado o pai do gênero.

Durante o século XVI, La Volta se tornou um estilo muito popular nos salões de baile do ocidente europeu, principalmente na França e Inglaterra.

As saias curtas são mais adequadas para as danças rápidas e as latinas, nas quais a agilidade dos giros é acentuada. Para danças como a valsa é imprescindível o uso de saias compridas.

A valsa, que começou na Áustria no século XVIII, se propagou por várias regiões do mundo e adquiriu características próprias em cada cultura. No Brasil, ela chegou ainda no início do século XIX, com a transferência da Família Real Portuguesa.

A valsa é uma dança bem comum e, comparado a outras danças como o tango e a salsa, até simples. É um ritmo lento, o que facilita na hora de aprender os passos, no qual o casal dança formando um quadrado no chão.

No início, a valsa era considerada como uma dança ofensiva e sexual, pois os casais seguravam-se muito próximos durante a dança. No entanto, quando se tornou popular na corte de Viena, no século XIX, tornou-se mais aceitável e começou a ser dançada em bailes sociais também após isso.

A valsa é uma dança de salão simples e elegante, comumente dançada em dois. Com um ritmo mais lento, os movimentos dela formam o contorno de um quadrado. Para dançar, aprenda os movimentos de condução ou de resposta sozinho e depois tentar aplicá-los com um parceiro.

século XIX

século XIX, inspirada em danças como o Minueto e. Ländler.

Hoje em dia, a valsa continua sendo muito dançada por meninas que curtem o estilo mais clássico e tradicional da festa de 15 anos. Tradicionalmente o primeiro par é seu pai, depois a valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe.

No Brasil, a salsa foi propagada pelo bailarino Fernando Claumann. No ano 2000 foi inaugurada a primeira companhia de salsa, que foi a responsável por criar o Encontro Nacional de Salsa e, desde então, a prática de dança só cresceu no país.

O primeiro par é seu pai, depois valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe. O ritmo pode ser o clássico, mas muitas meninas, hoje em dia, escolhem outros estilos musicais. Fica a critério de cada uma! A valsa também pode ser o momento da abertura da pista de dança.