Quais as características a se observar para escolher a melhor memória RAM?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Critérios de compra: como escolher a memória RAM

  • Compatibilidade com a placa-mãe.
  • Computador desktop ou notebook.
  • Tipo de memória RAM.
  • Frequência.
  • Single channel ou dual channel.
  • Fabricante.

Uma dúvida relevante ao escolher uma memória RAM é: Priorizar tamanho ou velocidade? A quantia de RAM, em GB, que você tem é o mais importante no quesito multitarefas, ou até abrir programas mais pesados. Por sua vez, a velocidade de clock da memória é importante para alguns jogos e para o PC rodar com mais agilidade.

A memória de acesso aleatório (RAM) é a memória do computador que armazena as informações necessárias a um programa durante a sua execução. A memória de acesso aleatório refere-se ao tipo de armazenamento de dados que pode ser acessado em qualquer ordem, aleatoriamente, não apenas em sequência.

RAM é a memória volátil que armazena temporariamente os arquivos com os quais você está trabalhando. ROM é a memória não volátil que armazena permanentemente as instruções no seu computador. Saiba mais sobre a RAM.

Os tipos específicos de memória de acesso aleatório (RAM) usadas para armazenamento primário são voláteis, o que significa que elas perdem as informações quando não estão energizadas.

- Mantém filas para armazenamento temporário de pacotes (queues); - Fornece memória temporária para o arquivo de configuração do roteador enquanto ele estiver ligado; - Perde seu conteúdo quando o roteador é desligado ou reiniciado.

No mínimo, você vai querer 4GB de RAM para rodar aplicativos de jogos modernos. No entanto, como regra geral, 8GB de RAM é recomendado para evitar qualquer desempenho ou questões relacionadas com a velocidade.

Frequência da memória RAM
Assim como o tipo de memória, é necessário verificar no manual da placa-mãe qual a frequência máxima suportada. E, é claro, quanto maior a frequência da memória, melhor é o desempenho fornecido pela mesma.

Caso ainda tenha dúvidas de quais componentes combinar, os manuais de instruções das placas-mães trazem quais os tipos de memória RAM que são compatíveis. Se você não tem mais o seu manual, ele é facilmente encontrado nos sites dos fabricantes.

De maneira geral, existem dois tipos de memória nos computadores: as memórias não voláteis e as memórias voláteis. A diferença entre ambas é a característica de manterem ou não o acesso às informações depois da máquina ser desligada.

Além do tamanho, os pinos (linha lateral dourada) que se conectam aos slots de memória RAM dos computadores também se diferem. Dependendo do tipo da memória, os modelos para desktop podem ter entre 100 e 240 pinos, enquanto a RAM para notebook tem entre 72 e 200 pinos.

DDR4

Atualmente o modelo top de linha das marcas especializadas em memória RAM é o DDR4. O padrão opera com valores de 2.133 até 4.266 MHz. Isso significa mais transferências em um mesmo intervalo de tempo, o que pode ser determinante na hora de jogar títulos pesados, por exemplo.

Existem 3 memórias RAM no mercado, basicamente: DDR DDR2 e DDR3, sendo a DDR3 a mais potente no mercado atual. Cada um destes tipos de memória tem uma velocidade, esta sendo medida em MHz. O avanço da tecnologia nesta área é surpreendente.

Resumindo, a memória RAM determina quantos aplicativos o usuário pode acessar simultaneamente, bem como a velocidade de carregamento de páginas e arquivos. Assim, quanto mais espaço ela possuir, mais fluída será a execução de programas.

16 GB. 16 GB é a quantidade recomendada de RAM para jogar a maioria dos jogos e proporcionará um notável aumento de desempenho em relação a 8 GB. Você também poderá rodar aplicativos em segundo plano sem afetar seu jogo.