Quais as brincadeiras de sala de aula?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Brincadeiras para educação infantil

  1. Pega-pega. A brincadeira chamada de "pega-pega" é uma das mais conhecidas entre as crianças. ...
  2. Bobinho. "Bobinho" é uma brincadeira que se assemelha bastante com o jogo de futebol. ...
  3. Caixa sensorial. ...
  4. Corre cotia. ...
  5. Quente ou frio. ...
  6. Pula corda. ...
  7. Estátua. ...
  8. Dragão.

Futebol, vôlei, basquete e handebol são os mais populares. Porém, a “queimada” também é um jogo coletivo e muito popular nas escolas. Todas elas fornecem habilidades de agilidade, comunicação, estratégia e cooperação.

Tecnologia educacional
Por exemplo, utilizar a realidade aumentada para trabalhar um assunto, usar a gamificação, propor quizzes e questionários on-line, criar um blog para a turma ou comunidades em redes sociais, entre outros, podem tornar a aula mais atrativa.

  1. Organize passeios externos e visitas.
  2. Implemente a sala de aula invertida em sua escola.
  3. Apresente blogs, artigos, vídeos e TikToks durante a aula.
  4. Convoque a participação dos alunos.
  5. Evite ler durante a aula para manter a atenção dos alunos.
  6. Utilize aplicativos e jogos educativos.
  7. Escute os alunos.

Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, elástico.

6 jogos pedagógicos mais indicados para as crianças

  1. Jogo da memória. ...
  2. Monta palavras. ...
  3. Bingo contas. ...
  4. Alquimia. ...
  5. Pega-pega tabuada. ...
  6. Aprendendo os opostos.

Em linhas gerais, podem ser consideradas atividades lúdicas aquelas que têm por objetivo promover a interação entre os participantes de forma prazerosa durante sua realização. Contudo, a prática escolhida precisa ter um objetivo claro para que eles possam ser direcionados corretamente e obter o aprendizado desejado.

Jeito de brincar
Separada por uma risca no chão, uma criança fica de costas para as outras e diz "Elefantinho colorido". Os outros participantes respondem: "Que cor?". A criança que está de costas vira de frente para as outras e pergunta quem tem, na roupa, a cor que ele escolheu.

As brincadeiras guiadas são atividades educativas lúdicas que, embora suavemente dirigidas por um adulto, dão às crianças a liberdade de explorar um objetivo de aprendizagem à sua maneira.

Brincadeira é a ação de brincar, de entreter, de distrair. Pode ser uma brincadeira recreativa como brincar de "esconde-esconde" ("jogar às escondidas", em Portugal) ou um gracejo, como trocadilhos ou insinuações.

Essas atividades de habilidades sociais envolvem explorar a tendência natural da criança para brincar. Utilizando bichos de pelúcia ou bonecos, você pode interagir através dos brinquedos. Conversar por meio de brinquedos ensina as crianças a reconhecer comportamentos e comunicar seus sentimentos.

2. Promova o diálogo em sala de aula

  1. Desenvolva atividades relacionadas com a vida dos alunos. Para fazer parte é preciso se sentir dentro de um processo. ...
  2. Saiba dar feedbacks. ...
  3. Promova a autonomia. ...
  4. Utilize tecnologias para motivar os alunos.

Saiba como dar uma aula divertida com as dicas que trouxemos para você!

  1. Aula divertida conectando o conteúdo com as experiências reais. ...
  2. Aula divertida com recursos educacionais atrativos. ...
  3. Aula divertida com memes. ...
  4. Promova a comunicação com plataformas dinâmicas. ...
  5. Promova o protagonismo dos alunos. ...
  6. Aposte na gamificação.

As aulas interativas utilizam a tecnologia para promover um ensino-aprendizagem integral e flexível. Dessa maneira, por exemplo, o aluno pode ter materiais diversos para aprender os conteúdos que caem no Enem, em vez de apenas ler livros e copiar o conteúdo passado na lousa pelo professor.

Resumidamente, aula dinâmica é aquela aula que vai na contramão do ensino “clássico” de escrever a matéria no quadro e esperar que seu aluno copie. Recuperando parte do que já foi dito, é possível perceber que o estudante atual já não consegue mais ter sua atenção presa ao quadro para copiar a matéria em seu caderno.

Uma aula interessante deve abordar assuntos que estão presentes no dia a dia do aluno. Tente conhecer o cotidiano dos estudantes e crie situações em que o assunto abordado possa ser mesclado ao conteúdo da aula. É muito mais fácil e prazeroso aprender quando isso é associado a algo comum em sua vida.

Ao brincar, a criança treina as suas habilidades cognitivas: aprende a pensar, lembrar, prestar atenção e a solucionar problemas. Além disso, as brincadeiras ajudam na imaginação, estimulam a criatividade, a concentração, persistência e resiliência.

O jogo pedagógico ou didático é aquele fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico (Cunha, 1988), e utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos, sendo uma alternativa para se melhorar o desempenho dos estudantes ...