Quais as atividades humanas que mais degradam o solo?

Perguntado por: mfarias . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Embora tenha causas naturais, os principais determinantes da desertificação estão associados com práticas antrópicas, como as queimadas, o desmatamento, a mineração, a irrigação incorreta e o uso intensivo do solo pela agropecuária.

Causas do desgaste
A alteração das funcionalidades do solo pode ser gerada por erosão, salinização, desertificação, compactação ou degradação química. A erosão, um processo natural que pode ser intensificado pela ação humana, ocorre quando há desgaste devido a atuação de agentes externos, como vento, chuva e sol.

O uso indevido do solo e a má gestão dos resíduos urbanos e rurais. A constante ação humana no meio ambiente provoca vários desequilíbrios ambientais, seja afetando os cursos hídricos, o ar atmosférico ou degradando os solos, interferindo diretamente nas relações ecológicas da fauna e flora.

Alguns dos principais contaminantes do solo são: metais pesados, medicamentos, fertilizantes, componentes químicos, óleos, solventes, entre outros.

4 fatores que causam degradação do solo na agricultura

  • 1 – Erosão. No que se refere às ações da natureza, as chuvas são o principal agente causador da erosão. ...
  • 2 – Salinização. ...
  • 3 – Compactação. ...
  • 4 – Poluição química.

Os meios de transportes, indústrias e o descarte incorreto de resíduos são as principais causas de poluição e degradação ambiental. Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que entre sete e oito milhões de pessoas morrem no mundo todos os anos em decorrência da poluição.

As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...

Liberação de gases poluentes; Contaminação dos alimentos que a terra produz; Desertificação; Problemas de saúde pública, entre elas as doenças, como esquistossomose, tétano, doença da lombriga, entre outros.

A retirada da cobertura vegetal que protege o solo também contribui para que surjam erosões. Além disso, a retirada da mata ciliar para o plantio pode ocasionar o assoreamento dos rios; Exaustão dos mananciais de água doce – O maior responsável pelo consumo de água doce é a atividade agrícola.

Dicas fáceis de como preservar o solo

  1. Conservação da vegetação nativa. Uma das mais importantes maneiras de preservar o solo é não praticar o desmatamento. ...
  2. Reflorestamento. Algumas pessoas dizem que não podem morrer sem plantar uma árvore. ...
  3. Rotação de cultura. ...
  4. Combate à erosão. ...
  5. Atenção com o lixo.

Formas de degradação do solo

  1. Desertificação. ...
  2. Arenização. ...
  3. Processos erosivos. ...
  4. Salinização. ...
  5. Laterização. ...
  6. Poluição direta e contaminação.

Contaminação dos solos por elementos tóxicos; Proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras; Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados);

Causas Da Erosão Do Solo
Fatores que influenciam a erosão do solo são: desmatamento, incêndio, urbanização, compactação, drenagem de estradas, mineração, agricultura desorganizada e outros. O processo de degradação causa danos enormes à natureza.

Os 5 principais problemas ambientais que podem aparecer na prova e na redação

  1. Poluição do ar. A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais a nível mundial. ...
  2. Desmatamento. ...
  3. Degradação do solo. ...
  4. Extinção de espécies. ...
  5. Superpopulação.