Quais as algas que produzem oxigênio?

Perguntado por: sgoulart . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

fitoplâncton

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

Mas como as algas marinhas produzem oxigênio? As algas são organismos fotossintetizantes e, em resumo, no processo de fotossíntese ocorre três principais fatores: a captura de gás carbônico atmosférico, a renovação de oxigênio atmosférico e a condução do fluxo de matéria e energia nos ecossistemas.

Além da grande produção de oxigênio pelas algas, elas ocupam uma área muito maior que as árvores. Grande parte do planeta é coberta de água e, nesses ambientes, normalmente são encontradas algas microscópicas fotossintetizantes que produzem oxigênio.

O fitoplâncton também é muito importante como alimento para peixes, camarões dentre outros. O oxigênio produzido por estas microalgas através da fotossíntese é o mesmo oxigênio que respiramos na atmosfera, já que há troca de gases entre a água e o ar, daí a importância destas microalgas para a vida no nosso planeta.

fitoplâncton

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

Lírio da paz

Lírio da paz
Ela tem uma grande capacidade de filtrar o ar, absorvendo diversos poluentes e até mesmo a fumaça de cigarro. Além disso, o lírio da paz tem uma flor muito bonita, sendo ótimo também para decorar o ambiente.

A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.

A principal forma de produção de oxigênio é a fotossíntese. Os organismos fotossintetizantes assimilam o gás carbônico para a produção de matéria orgânica e liberam o oxigênio, em sua forma gasosa (O2), no ambiente como um dos produtos desse processo.

O oxigênio é obtido industrialmente por meio do processo de destilação criogênica, isto é, que envolve baixas temperaturas. A matéria-prima dessa produção é o ar atmosférico, que tem aproximadamente 20% de oxigênio em sua composição. “Após a captação na atmosfera, o ar é comprimido e resfriado até se liquefazer.

Tipos de algas

  • Filo Chrysophyta. Algas douradas. ...
  • Filo Dinophyta. Os dinoflagelados são algas unicelulares. ...
  • Filo Euglenophyta. As euglenófitas são exclusivamente unicelulares. ...
  • Filo Chlorophyta. Algas verdes. ...
  • Filo Phaeophyta. Algas pardas encontradas na praia. ...
  • Filo Rhodophyta. Algas vermelhas.
  • Diatomácea
  • Wakame
  • Aegagropila linnaei
  • Chrysophyceae
  • Cladophora glomerata
  • Chondrus crispus

Portanto, o título de "pulmão do mundo" pertence aos oceanos, mais especificamente ao fitoplâncton, pois eles disponibilizam muito mais gás oxigênio para a atmosfera do que as florestas tropicais e plantas terrestres.

Geralmente os organismos do zooplâncton são divididos em duas categorias, de acordo com o tempo de residência na comunidade planctônica: o holoplâncton (ou plâncton permanente) que possui todo o ciclo de vida na forma planctônica, e o meroplâncton que é residente temporário da comunidade planctônica.

O plâncton pode ser classificado pelo tipo de ambiente aos quais são adaptados: Limnoplâncton: compreende os organismos de água-doce. Plâncton estuarino: habitam locais onde ocorrem o encontro de rios e mares, sendo adaptados à variação de salinidade.

Plâncton é o nome dado a organismos aquáticos que não têm capacidade de locomoção suficiente para ir contra a força das águas. O plâncton inclui organismos que são levados passivamente pela água.

Há três filos que agrupam exclusivamente algas unicelulares: as diatomáceas (Bacillariophyta), os dinoflagelados (Dinophyta) e os euglenóides (Euglenophyta).

O oxigênio teria se acumulado por vastas faixas oceânicas, oxigenando a água. Gradualmente, o oxigênio acumulado na água passou a escapar para a atmosfera, reagindo com o metano. Com o aumento da concentração de oxigênio, a concentração de metano diminuiu.

O zooplâncton, geralmente, alimenta-se de fitoplânctons e de detritos orgânicos. O fitoplâncton, por sua vez, realiza fotossíntese. Possui, portanto, nutrição autotrófica. Esses organismos servem de alimento para o zooplâncton e são a base da cadeia alimentar aquática.

Estima-se que 50-80% do oxigênio da Terra é produzido nos oceanos. A maior parte dessa produção é realizada pelo plâncton oceânico, ou seja, plantas a deriva, algas e algumas espécies de bactérias que podem realizar fotossíntese.