Quais as ações humanas que ameaçam a restinga?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Atualmente, os maiores responsáveis pelo desmatamento são o boom imobiliário e o despejo e o depósito de resíduos. É cada vez mais difícil encontrar áreas de restingas forradas com sua cobertura vegetal típica.

Importante para a preservação de outros ambientes como os manguezais, para a proteção das dunas e para fixação do solo, as restingas se encontram ameaçadas por problemas ambientais resultantes do avanço da urbanização, das mudanças climáticas e da intensificação da ação antrópica sobre o litoral.

Além de ser um ecossistema rico em espécies de fauna e flora endêmicas, as restingas exercem uma série de funções socioambientais, dentre elas a fixação de dunas litorâneas, protegendo o litoral de eventos erosivos das ondas e marés.

As principais ameaças a biodiversidade são principalmente a poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.

Caranguejo, maria-farinha, besourinho-da-praia, viúva-negra, gavião-de-coleira, gafanhoto-grande, barata-do-coqueiro, sabiá-da-praia, coruja-buraqueira, tié-sangue, perereca, jararacussu-do-brejo, todos estes são alguns dos habitantes da restinga.

A restinga é um ecossistema costeiro, associado ao bioma da Mata Atlântica, que ocorre ao longo de áreas litorâneas, e é fundamental para o equilíbrio ambiental e proteção das praias.

Conservação da vegetação nativa
Uma das mais importantes maneiras de preservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural de um ambiente possui características e substâncias que conservam o solo e o mantém saudável.

A agricultura e a pecuária, grandes obras de infraestrutura, a exploração madeireira, a grilagem de terras, o garimpo e a expansão dos assentamentos humanos são atividades com grandes impactos sobre a floresta, especialmente quando são feitas de forma ilegal ou sem obedecer a um zoneamento ecológico-econômico.

Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.

O crescimento populacional acelerado, o desenvolvimento costeiro, poluição, pesca e caça comerciais, superexploração e as mudanças climáticas são alguns exemplos das ameaças constantes, que afetam direta e indiretamente os ecossistemas marinhos.

Por esse motivo, restingas são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs) pela Lei Federal de Proteção da Vegetação Nativa, o que significa dizer que não podem ser suprimidas.

A restinga é uma extensa faixa de depósitos arenosos paralelos à linha de praia que se formaram pelas sucessivas alterações no nível do mar no período Quaternário. É também um importante ecossistema litorâneo que se forma na transição entre o mar e o continente.

O solo da Restinga é totalmente arenoso e não retém água da chuva, além de ter ausência de nutrientes e agentes decompositores, pela alta salinidade concentrada. Portanto, as plantas que se desenvolvem por lá precisam de mecanismos de sobrevivência complexos.

Quais as principais ameaças à biodiversidade? A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

  • Mudanças no uso da terra e do mar. “É uma destruição oculta. ...
  • Exploração direta de recursos naturais. Da caça, pesca e extração de madeira à extração de petróleo, gás, carvão e água, o apetite insaciável da humanidade pelos recursos do planeta tem devastado grandes partes do mundo natural. ...
  • A crise climática. ...
  • Poluição.

No caso do Brasil, por exemplo, as áreas de restinga distribuem-se ao longo do litoral do país, que é banhado pelo oceano Atlântico, ou seja, desde o norte do Amapá até o sul do Rio Grande do Sul, inclusive de forma mesclada com alguns biomas, como a Mata Atlântica e o Mangue.

A restinga é uma extensa faixa de depósitos arenosos paralelos à linha de praia que se formaram pelas sucessivas alterações no nível do mar no período Quaternário. É também um importante ecossistema litorâneo que se forma na transição entre o mar e o continente.

Em 1965, a Prefeitura da época transferiu habitantes da comunidade pobre que residia em casebres no antigo bairro Ilhota para uma área a 22 quilômetros do centro, populando a Restinga.