Quais as 9 doenças ocupacionais mais comuns e como evitá las?

Perguntado por: asales3 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Doenças ocupacionais: quais as mais comuns e como evitá-las

  • Doenças ocupacionais psicossociais. ...
  • Dermatose Ocupacional (DO) ...
  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ...
  • Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) ...
  • Doenças da visão. ...
  • Surdez temporária ou definitiva. ...
  • Antracose pulmonar e bissinose. ...
  • Asma ocupacional.

Conheça as 5 principais doenças relacionadas ao trabalho

  • LER. A sigla LER significa Lesão por Esforço Repetitivo. ...
  • DORT. As DORTs são os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. ...
  • Surdez definitiva ou temporária. ...
  • Sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho. ...
  • Dermatite Alérgica de Contato.

As mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 doenças, entre elas a tendinite (inflamação de tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões).

O exercício físico, quando aliado a uma boa alimentação, com pouco sal, gorduras e frituras, pode inclusive prevenir doenças, desde as cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose e até mesmo a depressão.

E para prevenir as doenças ocupacionais psicossociais, a Empresa precisa tomar ciência do problema e promover ações internas para melhorar a qualidade de vida do seu colaborador e melhora do clima organizacional.

Mudança de hábitos: 7 doenças que você pode prevenir

  1. Câncer. Muitas pessoas têm tanto medo do câncer que nem falam o nome dele. ...
  2. Doenças cardíacas e hipertensão. ...
  3. Acidente vascular cerebral (AVC) ...
  4. Diabetes. ...
  5. Obesidade. ...
  6. Esteatose hepática e cirrose. ...
  7. Alzheimer e a mudança de hábitos.

As causas para umas das principais doenças ocupacionais ocorrem por conta da pressão exagerada de gestores, metas inalcançáveis, conflitos no ambiente de trabalho — como bullying e outros casos de assédio — ou mesmo fatores estressantes que impactam o bem-estar psicológico do profissional.

A doença ocupacional é aquela relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente de trabalho.

Milhares de pessoas são afastadas devido a doenças relacionadas ao trabalho. Dor nas costas é a doença que mais afasta trabalhadores no Brasil. veja outras.

Doença ocupacional é todo e qualquer processo de prejuízo à saúde, caracterizado por um diagnóstico médico, relacionado direta ou indiretamente com o trabalho. Por exemplo, acidentes de trabalho em que, durante o expediente, o colaborador se envolve em algum tipo de trauma e lesão, podem suscitar doenças ocupacionais.

Toda doença que o trabalhador adquire em razão da sua atividade profissional enquadra-se como doença ocupacional. A enfermidade pode ter relação direta ou indireta com sua atividade – os advogados chamam isso de nexo de causalidade ou nexo de concausalidade.

A OMS define como doença ocupacional os problemas de saúde contraídos pelo trabalhador após ficar exposto a fatores de risco decorrentes da sua atividade laboral, que afetam sua saúde física e mental.

Prevenir o aparecimento de doenças ocupacionais ajuda a empresa a lidar de forma simultânea com diferentes questões. De um lado, funcionários que adoecem menos, rendem mais, têm uma maior produtividade e menos chances de passar longos períodos afastados.

evite sucos industrializados, refrigerantes, bolos e biscoitos doces e recheados; reduza a quantidade de sal na comida; beba pelo menos dois litros de água por dia; pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.