Quais as 8 etapas de vendas?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Os 8 passos da venda consistem em planejamento, prospecção, qualificação, nutrição, oferta, quebra de objeções e fechamento. Embora o processo varie muito de acordo com o público e o mercado, essas etapas são quase sempre observadas, mesmo que discretamente, sobretudo no comércio de produtos e serviços na internet.

O que é ciclo de vendas
O conceito de ciclo de vendas está diretamente relacionado a tempo. Ele é o período que vai do primeiro contato com o lead até o fechamento do contrato. Em alguns casos, isso estende-se também até o pós-venda.

Topo de funil (consciência). Meio de funil (consideração). Fundo de funil (decisão).

O objetivo da etapa de prospecção é conseguir identificar clientes em potencial que possam se beneficiar das soluções que a sua empresa tem a oferecer. A intenção é gerar novas oportunidades de negócio para o time de vendas. A prospecção é feita a partir da definição de um perfil de cliente ideal.

Você conhece os 5 tipos de vendas que existem?

  • Venda casada.
  • Venda corporativa.
  • Venda direta.
  • Venda consignada.
  • Venda consultiva.

Abordagem de Vendas: 3 ingredientes indispensáveis

  • Introdução. A pergunta mais importante.
  • Ingrediente 1: o desejo em massa que sustenta seu mercado. Indústrias da perda de peso e cuidado capilar.
  • Ingrediente 2: o estado de consciência do seu mercado. ...
  • Ingrediente 3: o estado de sofisticação do seu mercado. ...
  • Conclusão.

Os cinco passos da venda

  • Aborde o cliente corretamente.
  • Descubra as necessidades do cliente.
  • Ofereça uma solução.
  • Feche a venda.
  • Conclua a venda e faça um acompanhamento.

CRM é a sigla para Customer Relationship Management; em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um conjunto de estratégias que têm como foco a experiência e o sucesso do cliente. O objetivo do uso do CRM é desenvolver uma relação de qualidade e duradoura com os clientes.

O pipeline é um mapa das etapas que compõem o processo de vendas de uma empresa. Cada negociação é movimentada pelo pipeline de vendas seguindo algumas fases, como primeiro contato, proposta e negociação, com os clientes em potencial sendo passados para o estágio seguinte na medida que avançam no processo comercial.

Leads são oportunidades de negócio que forneceram suas informações de contato, como nome e email, em troca de uma oferta da empresa (um conteúdo educativo, por exemplo). Como um Lead demonstrou interesse no seu segmento, provavelmente gostaria de ouvir mais, inclusive sobre o produto/serviço, em um momento adequado.

Fluxo de cadência é a estruturação do contato com o lead, com o objetivo de aumentar as vendas ao utilizar todas as oportunidades e tentativas possíveis. Isso deve ser feito com fluidez e de forma estratégica, buscando ações que aumentem as conversões.

É fácil entender o que é follow-up em vendas. Follow-up significa acompanhamento. Portanto, o significado de follow-up de vendas é o acompanhamento de clientes durante o processo de vendas.

O que é e como conseguir prospects para seu negócio
Prospect é um cliente potencial. Ou seja, é uma pessoa ou organização que está interessada em fazer uma compra e/ou assinar um contrato com uma determinada empresa, com a sua empresa, por exemplo.

Quais são os principais tipos de vendedores?

  • Vendedor amigo. Sua estratégia de venda é baseada na intimidade com o seu cliente. ...
  • Vendedor lógico. ...
  • Vendedor consultor. ...
  • Vendedor negociador. ...
  • Vendedor manipulador.

Quais são os principais fatores de influência na decisão de compra?

  • Cultura. ...
  • Classe social. ...
  • Questões psicológicas também influencia na decisão de compra. ...
  • Personalidade. ...
  • Idade e estágio da vida. ...
  • Familiares e amigos. ...
  • Estilo de vida.