Quais as 7 notas musicais cifradas pelas letras do alfabeto?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.

A fundamental (nota que dá origem ao acorde) é representada pelo sistema de letras: A=Lá, B=Si, C=Dó, D=Ré, E=Mi, F=Fá e G=Sol; A terça do acorde pode ser maior ou menor. Geralmente não se representa a terça maior, que fica subentendida no sistema de cifragem.

A Cifra (letra) 'A' corresponde a nota . Sendo assim a letra seguinte 'B' corresponde a nota seguinte – Si. A letra 'C' corresponde a nota Dó e assim por diante…

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

Atualmente são usadas 7 figuras. Da mais longa para a mais curta, temos a semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

A cifra, é composta de letras, números e sinais. É o sistema predominante usado em música popular para qualquer instrumento. Em cifra os nomes Lá, Sí, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol são substituídos pelas sete primeiras letras do alfabeto. EX: A=Lá B=Sí C=Dó D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol.

A base da leitura de cifras
Quebrando em duas linhas você vê que a letra C representa o Dó e logo na sequência as letras seguem em ordem alfabética e as notas seguem a ordem que você provavelmente já conhece: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol = C, D, E, F, G.

Na tablatura, os “bends” são representados pela letra “b”. E atenção: não confunda nem com a nota Si (B) nem com o acidente bemol (também representado pelo “b”). Como tablaturas não são lidam com notas, mas posições, nunca haverá um bemol na tablatura. Se há um “b”, ele quer dizer “bend” mesmo.

Olhamos novamente para a escala que nos mostra claramente que a nota 1 = Si (B) (nota tônica da escala), a nota 3 = Ré sustenido (terça da escala) e a nota 5 = Fá sustenido (quinta da escala).

Nesse sistema A = Lá, B = Si, C = Dó, D = Ré, E = Mi, F = Fá, G = Sol. Uma letra maiúscula, por exemplo: A, equivale a Lá2; uma letra minúscula, por exemlpo: a, equivale a Lá3 e assim por diante. (Ver a Tabela dos Símbolos de Registro que compara diferentes sistemas de notação.

A nota vocal mais aguda atingida por um homem é o Eb8 por Adam Lopez (Austrália), recorde atingido em 4/06/2005.

Existem 3 tipos de clave, a clave de sol, clave de fá e clave de dó.

As notas musicais são sete e são representadas por monossílabos utilizados na composição de músicas, sendo eles:

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Dó;
  • Ré;
  • Mi;
  • Fá;
  • Sol;
  • Lá;
  • Si.

Para encontrar a sétima menor é só diminuir um tom de dó. Quando diminuimos um tom de dó chegamos no sib. Só falta acrescentar o sib ao acorde de dó.

Pitágoras construiu a escala diatônica da música ocidental usando uma seleção de frações mais estáveis e menos estáveis. Usando essas frações, você pode construir uma escala diatônica maior (as famosas sete notas musicais) a partir de qualquer som. Não importa o som em si, só as relações entre os sons.

Quais as figuras musicais?

  • Semibreve. Seu tempo é a metade da breve e o dobro da mínima. ...
  • Mínima. O tempo da mínima é a metade da semibreve e 2 vezes maior que a semínima. ...
  • Semínima. Seu tempo é a metade da mínima e o dobro da colcheia. ...
  • Colcheia. ...
  • Semicolcheia. ...
  • Fusa. ...
  • Semifusa.

São as famosas DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI.