Quais as 7 mais conhecidas ferramentas da qualidade?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

As 7 ferramentas, como proposto por Ishikawa, são utilizadas para definir, estimar, analisar e solucionar problemas capazes de interferir no desempenho e no resultado das corporações. Assim, através do estabelecimento de métodos mais elaborados de resolução, espera-se aumentar a taxa de sucesso dos planos de ação.

Histograma
O gráfico é utilizado para mostrar distribuições de frequência ou com que frequência cada valor diferente aparece em um conjunto de dados.

As 7 ferramentas da qualidade foram desenvolvidas pelo professor de engenharia japonês Kaoru Ishikawa. Elas foram implementadas pelo programa de treinamento industrial do Japão no período pós-guerra, quando o país passou a utilizar o controle estatístico como forma de garantia de qualidade.

Conheça as 7 ferramentas da qualidade
Criado em meados de 1880 por Frances Galton, um famoso antropólogo e matemático inglês, o diagrama de dispersão só ganhou seu formato gráfico anos depois por meio da engenhosidade de Kaoru Ishikawa, um dos 6 gurus da qualidade.

Considerando as principais necessidades tanto do profissional quanto do consumidor, no seu kit de ferramentas é obrigatório conter:

  • Chaves. ...
  • Martelo de unha. ...
  • Alicates. ...
  • Trena. ...
  • Colher de Pedreiro. ...
  • Estiletes. ...
  • Serra de Arco. ...
  • Fita adesiva ou isolante.

Tanto o PDCA quanto a 5W2H possuem várias etapas; planejamento, execução, plano de ação, avaliação, lições aprendidas… e em cada uma dessas etapas ainda há inúmeras outras verificações. Tudo isso pode ser difícil de gerenciar através de um documento ou uma planilha se houverem muitas pessoas e processos envolvidos.

Como funciona o Ciclo PDCA

  1. Plan. É a etapa em que as ações que vão ajudar a chegar mais perto da meta são planejadas. ...
  2. Do. Execute o plano de ação definido na etapa anterior. ...
  3. Check. Em seguida, verifique e analise resultados. ...
  4. Act. Por fim, incorpore os aprendizados e ajuste possíveis falhas a partir do que está dando errado.

O Histograma, também conhecido como Diagrama de Dispersão, é uma representação gráfica de um conjunto de dados que são previamente tabulados e divididos em classes. Portanto, é uma das ferramentas que fornecem um caminho para avaliar a distribuição dos dados.

O Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas ou defeitos que devem ser sanados. Essa ferramenta é muito útil sempre que necessitar classificar os problemas, erros, defeitos, para estudos e ações posteriores.

Principalmente neste caso, em que PDCA quer dizer, em inglês, PLAN–DO–CHECK–ACT, ou também PLAN-DO-CHECK-ADJUST, que significam Planejar-Fazer-Verificar-Agir, ou Planejar-Fazer-Verificar-Ajustar.

Existem três ferramentas que são essenciais para uma Gestão da Qualidade eficiente, são elas: MASP, PDCA e 5S. Essas ferramentas são eficazes para trazer satisfação do cliente e a otimização dos processos, com baixos números de reclamações ou perdas.

Em linhas gerais, ele serve para analisar os processos, em diferentes perspectivas, relacionando causas potenciais para um determinado cenário. Ou seja, o método serve para que a gente encontre causas para problemas, mas também nos ajuda a encontrar causas para bons resultados – tudo pela análise do processo.

O que é o Diagrama de Ishikawa? O Diagrama de Ishikawa é uma das 7 ferramentas da Qualidade e também é conhecida como Diagrama de Espinha de Peixe, por causa do seu formato, ou Diagrama de Causa e Efeito, por ser composta pelo problema e suas possíveis causas.

Quais são as 7 ferramentas da Qualidade?

  • Fluxograma. O fluxograma é uma representação visual de processos poderosa pela sua simplicidade: para fazer, basta conhecer a simbologia, a sintaxe e o passo a passo do processo. ...
  • Diagrama de Ishikawa. ...
  • Folhas de verificação. ...
  • Diagrama de Pareto. ...
  • Cartas ou gráficos de controle.

O fluxograma ilustra as etapas, sequências e decisões de um processo ou fluxo de trabalho. Embora haja vários outros tipos, um fluxograma básico é a forma mais simples de um mapa de processo. Trata-se de uma ferramenta robusta para planejar, visualizar, documentar e otimizar processos em diversas áreas de conhecimento.

As sete ferramentas de qualidade abordadas neste artigo são: Histograma; Diagrama de Pareto; Diagrama de Causa e Efeito; Diagrama de Dispersão; Estratificação; Folha de Verificação e Gráfico de Controle.

As ferramentas são classificadas também como Brutas – com o nível de utilização elevado, mas o nível de satisfação baixo; Especializadas – com baixo nível de utilização e elevado nível de satisfação; e de Impacto – com altos níveis de utilização e de satisfação, conforme figura deste artigo.