Quais as 7 etapas do planejamento estratégico?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

7 etapas do Planejamento Estratégico

  1. 1 – Defina a identidade organizacional. ...
  2. 2 – Conheça o seu público-alvo. ...
  3. 3 – Analise os ambientes internos e externos. ...
  4. 4 – Estabeleça metas e objetivos. ...
  5. 5 – Defina as estratégias. ...
  6. 6 – Elabore planos Plano de Ação. ...
  7. 7 – Monitore e avalie os resultados.

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

Confira a seguir 6 etapas para desenvolver seu planejamento estratégico:

  1. Definição das diretrizes estratégicas – propósito, visão, missão e valores. ...
  2. Análise dos ambientes externo e interno. ...
  3. Construção do mapa estratégico. ...
  4. Estabelecer os marcos da estratégia. ...
  5. Colocar a estratégia em prática. ...
  6. Acompanhamento de indicadores.

São quatro etapas: Avaliação de ambiente. Elaboração da estratégia. Desenvolvimento do plano de execução.

5 ferramentas de planejamento estratégico

  1. 1 – As 5 Forças de Porter. ...
  2. 2 – Análise SWOT. ...
  3. 3 – Análise PESTEL. ...
  4. 4 – Matriz BCG. ...
  5. 5 – Pesquisas.

Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas; Compartilhar informações com agilidade e transparência; Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes; Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.

Para fazer o planejamento estratégico é preciso, em primeiro lugar, entender a situação atual da empresa. Nesta etapa, empregam-se ferramentas como a análise SWOT, em que se descobrem as forças e as fraquezas da empresa e também as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Planejamento estratégico é o processo no qual empresas tomam decisões sobre como vão alocar seus recursos no próximo ano ou em um determinado período de tempo. Costuma envolver a definição de metas, indicação de ações para alcançá-las e previsão do orçamento necessário.

São componentes do planejamento:

  • Diagnóstico, metas e políticas.
  • Políticas, divisão do trabalho e objetivos.
  • Integração de esforços, diagnóstico e comunicação.
  • Divisão do trabalho, metas e integração de esforços.
  • E. Programa, padrão de desempenho e integração de esforços.

O planejamento estratégico tem como objetivo, de forma ampla, orientar e, quando necessário, reorganizar a empresa na busca por melhores resultados. Dessa forma, levando em consideração todo o histórico da empresa, o planejamento estratégica visa refinar toda a caminhada de uma organização.

O planejamento estratégico serve para que o líder enxergue o potencial do seu negócio, criando ações que façam a empresa a sair na frente dos seus concorrentes no mercado de atuação. Da mesma forma, ele permite descobrir quais são os caminhos mais indicados para trilhar e alcançar os objetivos empresariais.

Passo a passo: Planejamento Estratégico Situacional

  • Passo 1 – Momento Explicativo. Este primeiro passo é o momento de selecionar e analisar os problemas que precisam ser solucionados. ...
  • Passo 2 – Momento Normativo. ...
  • Passo 3 – Momento Estratégico. ...
  • Passo 4 – Momento Tático-Operacional.

Já que o objetivo é o sucesso, e esse não vem fácil, o planejamento também não é uma etapa fácil, para simplificar cada parte do processo e organizar cada ação para um período previamente determinado, podemos defini-lo em 3 fases: Planejamento Estratégico; Tático e Operacional.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Basicamente, existem três tipos de planejamento empresarial que o gestor pode aplicar na administração de um negócio:

  • Planejamento Operacional;
  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento Tático.

O planejamento estratégico e a gestão estratégica têm funções diferentes, embora complementares. O primeiro exprime a essência da empresa e traz objetivos gerais para o futuro. Já a segunda tem como função traduzir o planejamento estratégico em ações, que vão fazer com que aquelas metas sejam alcançadas lá na frente.

É um componente de uma estratégia, com a finalidade de se atingir uma meta desejada. Um caminho para realizar um plano. Na Administração o Tático faz da "Pirâmide do Planejamento" é a etapa focada no planejamento estratégico. Em algumas forças policiais Brasileira o Tático é um grupo de operações especiais.

Quais são as 8 melhores ferramentas de planejamento estratégico?

  • Missão, visão e valores. O conjunto missão, visão e valores é extremamente importante para qualquer empresa, pois demonstra seu posicionamento em diversos aspectos. ...
  • Análise SWOT. ...
  • Planos de ações. ...
  • 5 Forças de Porter. ...
  • BSC. ...
  • OKRs. ...
  • Análise Pestel. ...
  • Metodologia SMART.

A Análise SOAR é uma ferramenta de análise estratégica que objetiva criar oportunidades de inovação positivas para toda a empresa. A matriz SOAR é uma variação da Análise SWOT, sendo focada nos seguintes pontos: Forças, Oportunidades, Aspirações e Resultados.