Quais as 6 habilidades para trabalhar a dança?

Perguntado por: emeireles9 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

a) postura; b) domínio corporal; c) ritmo; d) orientação espacial; e) percepção e memória do movimento; f) criatividade e capacidade de comunicar uma ideia; g) versatilidade (potencial para expressar-se através de diferentes técnicas de dança).

Com a dança o repertório de movimentos se amplifica, fazendo assim com que a criança que pratica dança como forma de exercício regularmente, tende a desenvolver mais rápido várias habilidades motoras partindo desde a coordenação, motricidade global, equilíbrio, lateralidade, noção espacial, entre outras.

A habilidade EF12EF01 consiste em: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

A habilidade EF35EF09 consiste em: Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

HABILIDADE: (EF15LP01) IDENTIFICAR A FUNÇÃO SOCIAL DE TEXTOS QUE CIRCULAM EM CAMPOS DA VIDA SOCIAL DOS QUAIS PARTICIPA COTIDIANAMENTE E NAS MÍDIAS IMPRESSAS, DE MASSA E DIGITAL, RECONHECENDO PARA QUE FORAM PRODUZIDOS, ONDE CIRCULAM ,QUEM OS PRODUZIU E A QUEM SE DESTINAM.

A habilidade EF35EF05 consiste em: Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

A dança contribui para trabalhar as capacidades físicas como: coordenação, equilíbrio, ritmo, estresse, postura, socialização e faz com que os alunos explorem o espaço e manipulem os gestos e seus movimentos, facilitando a integração entre os participantes e a convivência e o respeito às diferenças.

Exemplos: caminhar, saltar, escorregar, rolar, rodar, puxar, empurrar, subir, galopar, chutar, rebater, arremessar, bater, saltitar, receber, rastejar, lançar, girar, etc. Refere-se a um ato motor particular realizado ou a maneira como ele é executado(CANFIELD,1981).

São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

A habilidade EF01CI02 consiste em: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

HABILIDADE: (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.). PONTOS – PONTOSGRANDES, PEQUENOS, COLORIDOS, DEDIFERENTES FORMATOS.

Números (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.