Quais as 5 grandezas elétricas?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

As principais grandezas da ciência eléctrica são a carga, a força, o campo, a energia, a tensão, a potência e a corrente eléctrica.

As duas principais fórmulas relacionadas às grandezas elétricas são: P = V * I – A potência pode ser encontrada através da fórmula. Potência é igual a tensão multiplicada pela corrente. V = R*I – A tensão pode ser encontrada através da fórmula.

As grandezas podem ser divididas em dois tipos: Grandezas escalares: Necessitam apenas do valor numérico (módulo) para serem compreendidas. Exemplos: massa, temperatura, distância, área, volume, tempo, etc. Grandezas vetoriais: Além do módulo, necessitam da direção e do sentido para serem compreendidas.

Grandezas fundamentais: tempo, espaço, velocidade e aceleração.

Logo, definidas as unidades básicas, outras unidades podem ser incorporadas a partir delas. O Sistema Internacional de Unidades define como unidades de base ou unidades fundamentais sete grandezas: metro, segundo, Ampère, Kelvin, Quilograma, Candela e Mol, como representado na figura a seguir.

Grandezas elétricas e unidades de medida

  • Corrente elétrica: Ampere (A) – Unidade básica.
  • Tensão elétrica: Volts (V)
  • Resistência elétrica: Ohm (?)
  • Potência elétrica: Watt (W)

A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A). Essa unidade mede o módulo da carga elétrica que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo e, por isso, também pode ser escrita como coulombs por segundo (C/s).

Tensão elétrica é uma grandeza física escalar medida em volts. Ela é responsável pela movimentação das cargas elétricas, também conhecida como corrente elétrica. Tensão elétrica, diferença de potencial e voltagem (termo coloquial) referem-se à mesma grandeza física escalar, que é medida em volts.

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada. Apesar de ambas tratarem-se de uma movimentação de cargas elétricas, são fundamentalmente diferentes.

O SI possui sete unidades de base: o metro (comprimento), o kilograma (massa), o segundo (tempo), o ampere (corrente elétrica), o kelvin (temperatura termodinâmica), o mol (quantidade de substância) e a candela (intensidade luminosa).

As grandezas são atributos dos objetos que são passíveis de serem medidos. Assim, o volume, a massa e o comprimento são grandezas, mas se falarmos da cor, importância e utilidade, por exemplo, não são grandezas porque não podem ser medidos.

A primeira Lei de Ohm diz que a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. Já na segunda Lei de Ohm, ele determina que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com constituição do material e é proporcional ao seu comprimento.

Em Física, elas podem ser vetoriais ou escalares, como, por exemplo, o tempo, a massa de um corpo, comprimento, velocidade, aceleração, força, e muitas outras. Grandeza escalar é aquela que precisa somente de um valor numérico e uma unidade para determinar uma grandeza física, um exemplo é a nossa massa corporal.

Ordem de grandeza é a estimativa de um resultado em uma potência de base 10. A ordem de grandeza é muito utilizada em arredondamento de valores em exercícios. A ordem de grandeza é um método matemático para arredondamento por meio do qual transformamos um número em uma potência de base 10.

A ordem de grandeza de um número é a potência de dez mais próxima desse valor. Para facilitar na hora de ver a ordem de grandeza, comumente colocamos o número em notação científica. Um exemplo é o número 27.000, que em notação científica fica na forma de 2,7.104, ou seja, sua ordem de grandeza é de 104.

O Sistema Internacional define um grupo de sete grandezas independentes denominadas de grandezas de base. A partir delas, as demais grandezas são definidas e têm suas unidades de medida estabelecidas. Essas grandezas definidas a partir das básicas são denominadas de grandezas derivadas.

Todas as grandezas físicas podem ser classificadas em dois tipos: as grandezas escalares e as vetoriais.

Uma grandeza é definida como algo que pode ser medido ou calculado, seja velocidade, área ou volume de um material, e é útil para comparar com outras medidas, muitas vezes de mesma unidade, representando uma razão.

No Sistema Internacional de Unidades, foram definidas sete principais grandezas, sendo elas: comprimento (m), massa (kg), tempo (s), corrente elétrica (A), temperatura termodinâmica (K), quantidade de substância (mol[12]), e intensidade luminosa (cd). A partir dessas unidades, se derivaram as demais.

Unidades de medida: comprimentos, larguras, alturas

  • km = quilômetro.
  • hm = hectômetro.
  • dam = decâmetro.
  • m = metro.
  • dm = decímetro.
  • cm = centímetro.
  • mm = milímetro.

Devemos entender como grandeza aquilo que pode ser quantificado, como comprimento, temperatura, massa, tempo, volume, força etc. Já medidas é o que mensura as grandezas, cada medida possui o seu próprio símbolo.