Quais as 5 gerações da educação a distância?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Quais são as 5 gerações de EAD

  • Utilização da correspondência para ensino;
  • A Rádio e TV começou a ensinar;
  • Universidade aberta – novo modo de organização da. educação com tecnologias de comunicação, para ter um. ...
  • Áudio e videoconferência – interação com um grupo em. ...
  • Internet – ensino online que tem classes virtuais e é

Segundo Vidal e Maia (2010), a primeira forma de ensino a distância foi aulas por correspondência, a escola responsável por isso foi a escola de línguas por correspondência, criada em 1856 por Charles Toussaint e Gustav Langenscheit.

A TERCEIRA GERAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: PRESENTE? geração de educação a distância que se caracteriza pelo uso de ambientes virtuais de aprendizagem, interativos. a internet e a videoconferência – prioriza os processo de comunicação.

No final dos anos 70, em Brasília, inicia-se a primeira experiência de EAD nos cursos superiores. Nesse período, muitos brasileiros já acompanhavam os telecursos transmitidos pela TV. Em meados dos anos 90, as instituições de ensino passaram a utilizar a internet para publicar o conteúdo aos alunos.

Quinta Geração
O principal marco da 5ª Geração do Ensino à Distância no Brasil foi a Portaria Federal n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que se diferenciou por trazer modificações, pela primeira vez, também na educação presencial.

Gomes (2008) desenvolveu um histórico acerca do desenvolvimento da Educação à Distância e afirma que há quatro gerações distintas até a atual, quinta, configuração da modalidade.

A partir dos anos 70, a segunda geração da EaD, ainda tendo como principal suporte o material impresso, passou a utilizar, cada vez mais, recursos como a televisão, fitas de áudio e vídeo, além da interação por telefone.

Trata-se do ensino por ambientes interativos, modalidade que surgiu no Brasil no final de 1980 com o uso de redes de comunicação interativas, como as redes de computadores, a Internet e os sistemas de videoconferência.

A forma como surgiu o EAD remonta ao ensino no final do século XIX, que inovou com a utilização de correspondência postal para enviar materiais educacionais. No entanto, foi com o desenvolvimento da tecnologia que ele se tornou mais popular.

Segundo (Moore & Kearsley, 2007) podemos separar esta evolução na EAD em cinco gerações distintas descritas a seguir: Primeira geração das correspondências ou geração textual utilizava somente textos impressos enviados pelos correios, caracterizado pelo estudo por correspondências.

Apesar de incorporar novas tecnologias, como o uso da televisão, de vídeo-aulas, audiocassetes e sistemas de telefonia, foi preservado o uso de materiais impressos para complementação dos estudos. Essa geração do ensino a distância é precedida pelo ensino por correspondência.

A terceira geração teve início com a introdução de videotexto, do computador, da tecnologia multimídia, do hipertexto e de redes de computadores. Por último, a quarta geração tem como característica a utilização da rede no processo de ensino e aprendizagem.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida.

A metodologia adotada pelo grupo Ser Educacional permite que a maioria das disciplinas seja cursada na modalidade online, porém os estudantes contam com polos de apoio presencial, em que a estrutura das unidades vai além de um espaço físico para as avaliações presenciais.

Em resumo. Esclarecendo a diferença: EaD é o grande grupo do ensino não presencial. Já cursos online e e-Learning fazem parte desse grande grupo, e são definidos pela aprendizagem digital via internet.

No cenário educacional, uma das grandes transformações foi o avanço da educação a distância, principalmente nos cursos de licenciaturas. Aponta Alves (2011) que esses avanços são decorrentes das novas tecnologias nas áreas de informação e comunicação possibilitando novas formas de ensino e aprendizagem a distância.

A história do EAD no Brasil teve seu primeiro registro de atividade em 1904 com uma ação do Jornal do Brasil, que começou a oferecer um curso voltado para datilógrafos por meio de correspondências.

O blended learning, ou ensino híbrido, é um sistema educacional que visa juntar o ensino em sala de aula com o ensino à distância, baseado em tecnologia. Isso significa que o aprendizado ocorre na sala de aula e em um ambiente virtual.