Quais as 5 emoções primárias?

Perguntado por: apereira6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

Medo, raiva, tristeza e alegria são as emoções primárias dos seres humanos.

Cientistas acreditam haver seis emoções, mas um novo estudo, feito em uma universidade em Glasgow, sugere que há apenas felicidade, tristeza, medo/surpresa e raiva/nojo. Acredita-se que o ser humano tem seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo. São chamadas Big Six.

Raiva, orgulho, vaidade, inveja, avareza, medo, gula, luxúria e indolência são as 9 emoções que influenciam diretamente em nossas vidas e na forma como a realidade é percebida por cada um de nós. Para que você compreenda, tomemos como exemplo a Raiva, que é uma das emoções investigadas.

As emoções primárias são citadas a título de exemplo como: o medo, a tristeza, a raiva, o nojo, a surpresa e a alegria. As mesmas são consideradas como primárias devido o fato de serem sentidas por qualquer ser humano, independentemente de sua cultura.

De acordo com o livro “Descobrindo a Psicologia”, de Don e Sandra Hockenbury, uma emoção é um estado psicológico complexo que envolve três componentes diferentes: uma experiência subjetiva, uma resposta fisiológica e uma resposta comportamental ou emocional.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

O amor

O amor é de todas as paixões a mais forte, pois ataca simultaneamente a cabeça, o coração e os sentidos. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo. O amor é o sentimento mais forte que a morte.

A alegria é considerada uma emoção primária, que surge a partir de determinados estímulos positivos do ambiente de convívio humano. Ela talvez seja considerada a emoção mais sentida positivamente, pois ela é capaz de expandir o ego e contagiar a todos os que estiverem mais próximo.

O medo

O medo é um dos sentimentos mais primitivos do homem e está relacionado ao instinto de sobrevivência e evolução da espécie.

Sentir desgosto o aversão por alguma coisa, ou pior, por alguém, é uma das emoções mais difíceis de controlar por qualquer pessoa. Ao contrário de outros sentimentos como o medo ou a raiva, que aceleram os batimentos cardíacos, esse sentimento faz com que a frequência cardíaca diminua um pouco.

As emoções primárias são aquelas seis que descrevemos mais acima: raiva, medo, alegria, tristeza, surpresa e nojo/aversão. Até aí, tudo bem, nós já sabemos. A informação nova aqui é a subdivisão em emoções primárias adaptativas e desadaptativas. No primeiro grupo, estão raiva, medo, alegria e tristeza.

Emoções Humanas: Descubra quais são as 27 existentes.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo emocional competente, isto é, ela está relacionada com alguma coisa que mexe com você, podendo provocar uma sensação agradável ou desagradável.

O nojo é uma das emoções básicas conhecidas desde os trabalhos de Darwin sobre a emoção animal. A função adaptadora que o nojo cumpre é rejeitar todos os estímulos que podem provocar uma intoxicação. As náuseas e o mal-estar contribuem para evitar qualquer ingestão danosa para o corpo.

Hormonal – vários hormônios liberados na corrente sanguínea que reforçam as reações autonômicas. Cada emoção envolve uma química diferente e específica. No caso do medo, por exemplo, um dos hormônios liberados é o cortisol e, na alegria, as endorfinas.

As emoções também podem ser classificadas em três tipos: emoções primárias ou inatas, que independem de fatores culturais, sendo portanto, universais – alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa; emoções secundárias, que dependem fatores sócio culturais, variando no tempo e no espaço – culpa, vergonha; emoções de ...