Quais as 5 Dimensões da qualidade?

Perguntado por: tdantas2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Como instrumento de pesquisa utilizou-se uma adaptação da escala SERVQUAL, que compara expectativas com percepções dos clientes em relação às cinco dimensões da qualidade: tangibilidade, responsabilidade, confiabilidade, empatia e garantia.

Segundo Garvin (2002) “existem cinco abordagens principais para a definição da qualidade: a transcendental, baseada no produto, baseada no usuário, a baseada na produção e a baseada no valor”.

Essa ferramenta mensura a qualidade de serviço baseada em cinco dimensões (tangíveis, confiabilidade, segurança, responsividade e empatia), provenientes dos dez determinantes citados acima.

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

Equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual

  • Bem estar físico. O bem estar físico vai muito além da ausência de doenças, mas sim, a relação com a disposição, energia e força. ...
  • Bem estar mental. ...
  • Bem estar social. ...
  • Bem estar espiritual.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

Princípios da Qualidade

  • Princípio 1: foco no cliente. ...
  • Princípio 2: liderança. ...
  • Princípio 3: engajamento de pessoas. ...
  • Princípio 4: abordagem de processo. ...
  • Princípio 5: tomada de decisão baseada em evidência. ...
  • Princípio 6: melhoria. ...
  • Princípio 7: gestão de relacionamento. ...
  • 7 Princípios da qualidade.

Quais são os 7 princípios da gestão de qualidade

  • Princípio 1: Foco no cliente.
  • Princípio 2: Liderança.
  • Princípio 3: Envolvimento das pessoas.
  • Princípio 4: Abordagem de processo.
  • Princípio 5: Tomada de decisão baseada em evidência.
  • Princípio 6: Melhoria contínua.
  • Princípio 7: Gestão de Relacionamento.

São várias as formas de classificação das ferramentas e técnicas da qualidade. Temos aqui que elas podem ser classificadas por: afinidade, funções da empresa, tipo da indústria, região, uso das melhores práticas, uso de métodos, grau de complexidade, nível de maturidade e sistemas de gestão.

Quais os pilares da gestão da qualidade?

  • foco no consumidor;
  • liderança;
  • gerenciamento de relacionamentos;
  • melhoria contínua;
  • envolvimento da equipe;
  • gerenciamento de processos;
  • abordagem sistêmica;
  • relacionamento positivo.

Identificação dos benchmarks; Análise do método atual; Estudo piloto da melhoria; Implementação das melhorias.

Os cinco determinantes da qualidade em serviços apresentados neste trabalho são: confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangibilidade.

Já o termo qualidade total tem inserido em seu conceito seis atributos ou dimensões básicas que lhe conferem características de totalidade. Essas seis dimensões são: (1) qualidade intrínseca; (2) custo, (3) atendimento,(4) moral, (5) segurança e (6) ética.

As dimensões do trabalho são: técnica, fisiológica, moral e social. As dimensões constituem o trabalho como atividade complexa e dinâmica. (4) São as relações entre os indivíduos que acontecem por causa do trabalho. (2) Relativa ao corpo do trabalhador.