Quais as 4 vias de permeação cutânea?
Intracelular ou transcelular: através dos corneócitos; Intercelular: através dos espaços entre os corneócitos; Transfolicular: através dos folículos pilosos; Transglandular: pelas glândulas sudoríparas.
Onde ocorre a absorção cutânea?
A absorção cutânea pressupõe assim a penetração duma substância do meio exterior, através da pele, para o interior do organismo. Mas esta absorção depende não só da natureza das substâncias que pretendemos introduzir no organismo, como também do suporte em que vão dissolvidas.
Como ocorre a permeação de cosméticos pela via transdérmica?
Assim, a absorção percutânea via trans-epidérmica envolve a difusão através do estrato córneo, das células viáveis da epiderme e, finalmente, das camadas superiores da derme até à microcirculação. O passo determinante da absorção cutânea é a permeação através do estrato córneo.
Quais são as vias de permeabilidade cutânea?
Intracelular ou transcelular: através dos corneócitos; Intercelular: através dos espaços entre os corneócitos; Transfolicular: através dos folículos pilosos; Transglandular: pelas glândulas sudoríparas.
O que é a via transepidérmica?
Via transepidérmica, quando os ativos passam entre as células. Via anexos glandulares, por meio dos aparatos pilossebáceos (glândulas sebáceas anexas aos folículos pilosos) e glândulas sudoríparas écrinas.
Quais os principais fatores que influenciam a permeabilidade cutânea?
Além disso, a permeabilidade da pele pode ser influenciada por inúmeros fatores fisiológicos, como a idade, etnia, local anatómico, sexo e algumas patologias, e a administração de fármacos por esta via pode gerar irritação ou sensibilização cutânea.
Como ocorre a absorção de medicamentos pela pele?
A absorção de fármacos na pele é afetada por vários fatores, tais como espessura, temperatura, grau de hidratação, limpeza da pele, fluxo sanguíneo, concentração de lipídios, número de folículos pilosos, função das glândulas sudoríparas, raça, pH na superfície da pele e integridade do estrato córneo (Wokovich et al., ...
O que é a cutânea?
adjetivo Característico da pele; que se relaciona com a pele, com o tecido que envolve e protege o corpo do homem e de alguns animais; próprio da pele: inflamação cutânea; injeção cutânea. Etimologia (origem da palavra cutânea). Feminino de cutâneo.
O que são promotores de absorção cutânea?
Os promotores da absorção incrementam a absorção dos fármacos através da pele por vários mecanismos, o estudo a nível molecular dessas ações tem ajudado a esclarecer esses fenômenos. Assim, utilizam-se frequentemente promotores como forma de aumentar a solubilidade do fármaco no veículo.
Como a pele absorve a pomada?
Os produtos de uso tópico conseguem penetrar na pele e alcançar vasos sanguíneos da derme através de duas vias disponíveis nesta camada da pele, que são a via transepidérmica e os anexos cutâneos.
Quais são os órgãos responsáveis pela absorção?
Intestino delgado: é um tubo com dobras que auxiliam na sua função principal de absorção de nutrientes. É dividido em três partes - duodeno, jejuno e íleo. Intestino grosso: órgão tubular responsável pela absorção de água e pelo armazenamento e eliminação dos resíduos sólidos.
Qual é a via transdérmica?
A via transdérmica é uma via de administração, caracterizada pela aplicação na pele, como um adesivo, para ser absorvida pela circulação.
Qual a via transdérmica?
Via transdérmica
Alguns medicamentos são disponibilizados no corpo todo através de um adesivo sobre a pele. Algumas vezes, esses medicamentos são misturados a uma substância química (como o álcool) que intensifica a penetração pela pele e entrada na corrente sanguínea sem uso de injeções.
Quais os tipos de medicamentos transdérmicos?
Os transdérmicos podem ser classificados de acordo com disposição do fármaco no adesivo, sistemas contendo o fármaco no adesivo multilaminado, sistemas de reservatório e sistemas matriciais.
São exemplos de promotores físicos de permeação?
As pirrolidonas e seus derivados têm grande potencial como promotores de permeação transdérmicos. A mais comum, a N-metil-2-pirrolidona (NMP), tem sido amplamente usada para aumentar a absorção pela pele de muitos fármacos, como por exemplo insulina, ibuprofeno e flurbiprofeno.