Quais as 4 variáveis da matemática financeira?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Capital (C): o valor presente, que se refere à quantia total da operação. Juros (J): acréscimo sobre o capital. Tempo (t): a duração da operação (geralmente expressa em meses) Taxa (i): percentual que determinada a quantidade de juros que incidem na operação.

7 principais tipos de juros

  1. Juros simples. Os juros simples são calculados com base em um valor fixado chamado de capital inicial. ...
  2. Juros compostos. ...
  3. Juros nominais. ...
  4. Juros reais. ...
  5. Juros de mora. ...
  6. Juros rotativos (ou juros do cartão) ...
  7. Juros sobre capital próprio.

O conceito do valor do dinheiro no tempo surge da relação entre juro e tempo, porque o dinheiro pode ser remunerado por certa taxa de juros num investimento, por um período de tempo, sendo importante o reconhecimento de que uma unidade monetária recebida no futuro não tem o mesmo valor que uma unidade monetária ...

n = Número de períodos referentes à taxa de juros. i = Taxa de juros expressa em %. Deverá sempre estar expressa para o período de capitalização definido no “n” número de períodos.

Capital – é o valor principal/inicial de uma operação. Pode ser representado, nas fórmulas matemáticas, pela letra C ou P. Nas calculadoras financeiras, também encontramos este termo como PV (presente value) ou VP (valor presente). Fórmula: C = M – J.

J = C × i × t
J = juros simples; C = capital inicial; i = taxa de juros; t = tempo da aplicação.

Qual é o objetivo da matemática financeira? O objetivo da matemática financeira é facilitar a tomada de decisões, utilizando-se de cálculos para saber o que fazer com o dinheiro. Em outras palavras, como direcioná-lo para alcançar um objetivo.

Tipos de operação financeira
Eles podem ser classificados de acordo com diferentes critérios: De acordo com a certeza na troca de capitais. Certas operações. Operações aleatórias.

Os riscos financeiros podem ser classificados como: de crédito, operacional, cambial, de taxa de juros e de financiamento.

Sete tipos de juros e seus impactos

  1. Juros simples. Nos juros simples, o valor da taxa não se altera ao longo do período. ...
  2. Juros compostos. ...
  3. Juros de mora. ...
  4. Juros nominais. ...
  5. Juros reais. ...
  6. Juros rotativos. ...
  7. Juros sobre capital próprio.

04 taxas do mercado financeiro que você precisa conhecer

  1. Taxa SELIC. A taxa SELIC é uma das mais conhecidas para o cálculo de investimentos, mas muitas pessoas não entendem o que ela é de fato ou como é calculada. ...
  2. IPCA. ...
  3. Depósito Interfinanceiro – DI. ...
  4. Taxa Referencial – TR.

Dois ou mais capitais representativos de uma certa data dizem-se equivalentes quando, a uma certa taxa de juros, produzem resultados iguais numa data comum. Na questão da equivalência financeira em juros simples, é importante ressaltar que os prazos não podem ser desmembrados.

As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas.

De modo geral, os juros simples são calculados de acordo com o valor total da operação e são mais comuns nas transações diárias. Já os juros compostos, também chamado de juros sobre juros, são calculados sobre o valor total da operação + o valor do juros simples, e são comuns em investimentos de longo prazo.

Capital: valor inicial de uma dívida, empréstimo ou investimento. Juros: valor obtido quando aplicamos a taxa sobre o capital. Taxa de Juros: expressa em porcentagem (%) no período aplicado, que pode ser dia, mês, bimestre, trimestre ou ano. Montante: o capital acrescido dos juros, ou seja, Montante = Capital + Juros.

A taxa de juros, simbolicamente representada pela letra i, pode ser também apresentada sob a forma unitária, ou seja, 0,20, que significa que para cada unidade de capital são pagos doze centésimos de unidades de juros. Esta é a forma utilizada em todas as expressões de cálculo.

Também conhecidos por numeração romana ou algarismos romanos, esse sistema utiliza sete letras para indicar números: 1 = I; 5 = V; 10 = X; 50 = L; 100 = C; 500 = D; 1.000 = M.