Quais as 4 regras básicas de nomenclatura científica das espécies?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Em nomenclatura científica, os nomes de espécies são escritos em itálico. O nome do gênero tem sempre a inicial maiúscula e é escrito primeiro; o epíteto específico segue o nome do gênero e é sempre escrito todo em minúsculas. Não há exceção a isso.

A classificação das principais categorias taxonômicas fica da seguinte forma:

  • Reino - Maior unidade de classificação dos seres vivos. ...
  • Filos - Agrupam classes semelhantes.
  • Classes - Incluem seres de ordens semelhantes.
  • Famílias - Composta por organismos de gêneros semelhantes.
  • Gêneros - Agrupa Espécies semelhantes.

A numeração se inicia através da seguinte ordem de prioridade: função orgânica, insaturação e ramificações.

A utilização das regras de nomenclatura permitiu uniformizar os nomes das categorias taxonómicas, facilitando a comunicação científica, uma vez que estes nomes passaram a ser os mesmos no mundo inteiro - nomenclatura internacional.

O nome científico de um ser vivo sempre é composto por dois nomes, ou seja, é binomial. O primeiro nome se refere ao gênero ao qual pertence a espécie. A onça pintada (Panthera onca) e o leão (Panthera leo), por exemplo, possuem o mesmo primeiro nome. Isso indica que fazem parte do mesmo gênero: Panthera.

Lineu, em 1735, desenvolveu a nomenclatura binomial. Composta por dois nomes, cujo primeiro é escrito em letra maiúscula e define o gênero, e o segundo tem letra minúscula e define a espécie. Os nomes científicos devem ser escritos em latim e destacados em itálico ou grifados.

- A primeira letra do nome científico deve ser apresentada em maiúsculo e a primeira letra do epíteto específico, em minúsculo; - A partir da segunda vez que se escreve o nome de determinada espécie, o Gênero pode se apresentar abreviado. Ex: Cachorro - Canis familiaris - C. familiaris.

O nome do gênero deve ser escrito com a letra maiúscula inicial e o que se refere à espécie, com letras minúsculas. Ambos os nomes serão escritos em itálico ou sublinhado.

A taxonomia é o ramo da biologia responsável por descrever, identificar e nomear os seres vivos de acordo com os critérios estabelecidos, como aspectos morfológicos, genéticos, fisiológicos e reprodutivos. As sete categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

Carlos Lineu

Carlos Lineu, geralmente conhecido como Lineu foi um botânico, zoólogo e médico sueco, responsável por popularizar a nomenclatura binomial criada pelo naturalista Gaspard Bauhin e a classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna".

Reino animal: principais características e classificações

  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Para classificar os organismos dessa forma, Whittaker analisou critérios como a organização celular, ou seja, se os organismos eram procariontes ou eucariontes, e verificou o número de células (formados por uma ou mais células) e a forma de nutrição.

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos.

A melhor forma para tirar uma dúvida em relação a nomenclatura de um composto químico é verificando o seu número CAS, o registro da substância. Todo número CAS é composto de 3 dígitos: com um sequencial de até 6 números no primeiro dígito; no segundo dois números; e no último, um número.

Funções orgânicas: nomenclatura
Conheça as regras de nomenclatura definidas pela IUPAC: hidrocarbonetos: formado por prefixo (de acordo com o número de carbonos), infixo (indicando o tipo de ligação) e sufixo (simplesmente “o”) — metano, butano, propeno; álcoois: radical + terminação “ol” (metanol, butanol etc.);