Quais as 4 principais etapas do processo de funcionamento de um inversor de frequência?
O VFD consiste principalmente em quatro seções; esses são retificador, barramento CC, inversor e circuito de controle.
Qual a principal função de um inversor de frequência?
O inversor de frequência serve para controle de velocidade do motor, ou seja, é um aparelho utilizado em motores elétricos trifásicos para acionamento, variação da frequência e tensão para controle da velocidade de giro e potência consumida.
Quais são os tipos de inversor de frequência?
Ao todo, existem dois tipos de inversores de frequência, sendo eles:
- Inversor de frequência vetorial;
- Inversor de frequência escalar.
Como é composto o inversor de frequência?
Ele é composto por um circuito eletrônico que converte a energia elétrica da rede em uma tensão de saída variável em frequência e amplitude, permitindo o controle preciso da velocidade do motor. É capaz de variar a frequência de operação do motor elétrico, permitindo que ele opere em diferentes velocidades.
O que é frequência de chaveamento do inversor de frequência?
A freqüência de chaveamento determina quantos ciclos são realizados a cada segundo, ou seja, quantas vezes o transistor conduz e corta a tensão para a carga.
O que é parametrização de inversor?
De acordo com Felizola (2017), para que o inversor funcione da forma correta, é necessário programar as condições de trabalho. Essa tarefa é justamente a parametrização do inversor, em que quanto maior o número de recursos que o inversor oferece, maior será o número de parâmetros disponíveis para programação.
Onde se aplica inversor de frequência?
Os inversores de frequência podem ser utilizados em diferentes aplicações. No ramo industrial, esses dispositivos são usados em maquinários como esteiras transportadoras e rotuladoras. Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos.
O que é um inversor de frequência PWM?
Os inversores de tensão modulados por largura de pulso (PWM - pulse-width modulation) são amplamente empregados em diversas aplicações, tal como em Fontes Ininterruptas de Energia (UPS - Uninterruptible Power System) e Fontes CA de Potência (AC Power Sources) (ANSI/IEEE Std. 5191981, 1981).
Quais as vantagens do inversor de frequência?
- Diminuição de choques mecânicos na partida do motor; - Precisão e processos; - Menos intervenção humana; Além destas vantagens, o inversor de frequência possui ótimo custo-benefício, pois proporcionam economia de energia elétrica, maior durabilidade de engrenagens, polias e outros componentes mecânicos.
Qual é a maior frequência que um motor pode funcionar?
440Hz
A corrente normal tem uma frequência de 50 ou 60Hz – 50Hz = 50 ciclos por segundo. A alta frequência no nosso caso, tem um máximo de 440Hz = 440 ciclos por segundo.
Qual é a função dos transistor do tipo IGBT no funcionamento do inversor de frequência?
A função básica de um IGBT é o chaveamento mais rápido possível das correntes elétricas com as menores perdas possíveis. Como o nome sugere, um IGBT é um transístor bipolar com uma estrutura de porta isolada; a própria porta é basicamente um MOSFET.
Quais parâmetros temos que configurar primeiro no inversor?
Você irá ver nesse post sobre:
- Primeiros passos para configurar o inversor de frequência;
- Parâmetros mais utilizados;
- Rampas de aceleração e desaceleração;
- Limites de frequências;
- Corrente de sobrecarga;
- Seleção de frequência e controle;
- Vídeo de configuração do inversor;
Quais os tipos de controle do inversor de frequência e quando utilizar?
O inversor do tipo escalar tem utilização em tarefas mais simples e o controle de velocidade adequada em relação à tensão-frequência. Já o inversor tipo vetorial é complexo e possui algoritmos no software de controle, esses alteram a tensão e a frequência de maneira que o torque se ajuste de acordo com a necessidade.
O que tem dentro do inversor?
Por dentro do inversor
O inversor solar é um equipamento eletrônico complexo, composto por uma estrutura básica de transistores de potência, placa de controle com microprocessador, filtros de entrada e saída e sistemas auxiliares de interface e comunicação.
Quantos motores posso ligar em um inversor de frequência?
É possível conectar mais de um motor na saída de um inversor de frequência, porém deve-se utilizar dispositivos de proteção térmica individuais para cada motor. O inversor de frequência deve ser dimensionado para suportar a potência nominal de todos os motores ligados simultaneamente.
Quantas entradas tem um inversor?
Normalmente, os inversores comercializados no mercado de micro e minigeração possuem entre duas e quatro entradas.
Como calcular a potência de um inversor de frequência?
Basta multiplicar o número de painéis pela capacidade nominal de um único painel em watts. Ex: Gerador com 10 painéis de 320 Watts possui uma potência de 3200Watts ou 3.2kWp. Para saber a potência do seu inversor é tão fácil quanto – basta olhar na ficha técnica dele a potência máxima de saída.
Como fazer manutenção em inversor de frequência?
Como é Feita a Manutenção em Inversores de Frequência
- Desenergização.
- Verificar as partes mais acessíveis.
- Limpeza.
- Ventilação.
- Análise da integridade dos componentes.
- Teste o equipamento. Teste do circuito de potência. Teste do circuito de controle.
Quanto maior a frequência menor a corrente?
Dessa forma, quanto maior a frequência da corrente, menor será a profundidade ocupada por ela no condutor.
Faz o motor girar em baixa velocidade?
A função de um inversor é variar a frequência da rede que alimenta o motor e, assim, alterar a velocidade de rotação desse motor.
Quais são os tipos de parâmetros que podem ter um soft start?
Parametrização de uma soft starter
Na soft starter o valor de tensão inicial pode variar entre 40% e 100% da tensão nominal e o tempo da rampa de partida pode variar entre 0 e 20 segundos. Estes valores são selecionados no próprio soft starter, geralmente e trimpotes.