Quais as 4 principais características do barroco?
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.
Quais são as características do Barroco quanto à forma?
Formas curvilíneas, colunas retorcidas e diversos pormenores decorativos são comuns nas obras inseridas no movimento barroco. A expressividade dramática é outra característica deste estilo artístico, marcado por feições humanas exageradamente emocionadas, transmitindo principalmente a sensação de tristeza e sofrimento.
Quais as características do Barroco na literatura?
A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem, de hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses.
O que foi o Barroco e suas características?
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.
Qual é a principal característica da pintura barroca?
A pintura barroca foi caracterizada ainda por uso da técnica chamada chiaroscuro, a qual usava cores claras e cores escuras dando destaque às imagens. Muitas das obras não possuem luz natural. A luz aparece de forma a dar destaque a imagem principal.
Qual é a principal característica da escultura barroca?
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes.
O que o Barroco apresenta?
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
O que o Barroco defende?
As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.
O que o Barroco criticava?
O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.
O que não é característica do Barroco?
(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria. intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.
Quais são os principais artistas do Barroco?
- Caravaggio
- Gian Lorenzo Bernini
- Rembrandt
- Aleijadinho
- Peter Paul Rubens
- Diego Velázquez
Quais são as principais figuras de linguagem do Barroco?
Observe que quanto à forma, no Barroco havia o gosto pelo soneto; emprego da medida nova (poesia); e emprego frequente de figuras de linguagem como a antítese, o paradoxo, a metáfora, refletindo assim o conflito existencial e espiritual.
Qual o outro nome dado ao Barroco?
O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.
São características do estilo barroco exceto?
Fazem parte das características do barroco exceto: objetivismo e razão. O Barroco foi um movimento cultural que, em oposição ao Classicismo, buscou valorizar a tradição Cristã. No Brasil, o Barroco se iniciou por volta do século XVII com o seu auge no século XVIII.
O que o Barroco trouxe para o Brasil?
O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.
Qual é o maior representante do barroco no Brasil?
Antônio Francisco Lisboa
Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.
Quais são os elementos do Barroco?
Contrastes, dualidades e excessos; Temas religiosos e profanos; Estilo exuberante e decorativo; Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.
Qual era o principal foco das obras barrocas?
Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.
Quais os elementos utilizados na arte barroca?
A arte barroca utilizou a temática religiosa e as cenas extraídas da vida cotidiana, buscando a integração entre as disciplinas artísticas, renunciando à harmonia individual em benefício da harmonia do conjunto, o que favoreceu, em especial, a articulação entre pintura, escultura e arquitetura.
O que é a arte barroca representa?
As obras barrocas mostram uma constante e angustiante luta entre forças opostas: o bem e o mal, Deus e o Diabo, luz e trevas, etc. Recorrência de temáticas religiosas. Contraste entre luz e sombra, conferindo intensidade dramática e profundidade na arquitetura e, em especial, na pintura (chiaroscuro).