Quais as 4 linguagens dos componentes curriculares da arte?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Arte, O componente curricular Arte engloba quatro linguagens – artes visuais, dança, música e teatro.

Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, música, dança, cinema, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia

Os componentes curriculares obrigatórios do ensino fundamental são separados da seguinte forma: Linguagens: Língua Portuguesa e Língua materna, para populações indígenas; Língua estrangeira moderna; Arte; Educação Física; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas: História e Geografia; Ensino Religioso.

A área de Arte, assim constituída, refere-se às linguagens artísticas, como as Artes Visuais, a Música, o Teatro e a Dança.

Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos quatro componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física.

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

Tendo como título, Linguagens artísticas na Educação Infantil: musicar, colorir e fotografar, o projeto procura ampliar o contato das crianças com diferentes linguagens de modo a valorizá-las como autoras do processo criativo.

1996 A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem que ela é composta de quatro linguagens: artes visuais, dança, música e teatro.

As linguagens artísticas são as maneiras de expressão utilizando as artes, como, por exemplo, a música, a poesia, a dança, o teatro, o cinema, a pintura, o desenho, a história em quadrinho, o grafite, a fotografia, etc.

A linguagem visual é um fenômeno de cultura que se estrutura como imagem e se constitui como prática significante, isto é, prática de produção de sentido. A distinção que fazemos entre as diferentes linguagens não tem a intenção de excluir um ou outro modo de pensamento e comunicação.

O que são componentes curriculares na BNCC? Nas escolas, é muito comum chamarmos os componentes curriculares de disciplinas. História, Artes, Educação Física são matérias acadêmicas que compõem o itinerário curricular da formação básica do Ensino Médio.

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, que é preciso reordenar referências a cada momento, ser flexível.

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.

Quais são as linguagens da arte?

  • Arquitetura;
  • Escultura;
  • Pintura;
  • Música;
  • Poesia;
  • Dança;
  • Cinema.

No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica. A diferença central refere-se à inserção da análise semiótica.

Das categorias de tipos de arte classificadas, as principais são: Visuais: desenho, pintura, cinema, arquitetura, cerâmica, escultura e fotografia. Literárias: drama, poesia e prosa. Performáticas: dança, música e teatro.

Quais são os tipos de artes?

  • música;
  • dança;
  • pintura;
  • escultura;
  • teatro;
  • literatura;
  • cinema;
  • fotografia.

As linguagens artísticas – auxiliam no desenvolvimento de habilidades artísticas nas crianças, portanto, são importantes para a reflexão, a apreciação e a produção durante o aprendizado.

Quarta arte: a música.