Quais as 4 ligações químicas?

Perguntado por: idinis . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas; a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência; a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.

Sob essas condições, existem três tipos de ligações: Ligação iônica: perda ou ganho de elétrons, formando o cátion e o ânion; Ligação covalente: compartilhamento de elétrons, formando a molécula; Ligação metálica: átomos neutros e cátions ficam mergulhados na nuvem eletrônica.

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

Quais os tipos de ligação covalente? Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.

Já a ligação mais fraca, é representada pelas ligações covalentes, em que existe somente um compartilhamento de elétrons.

As ligações químicas correspondem à união dos átomos para a formação das substâncias químicas . Ou seja, elas acontecem quando os átomos dos elementos se combinam uns com os outros. Essas interações entre os elementos podem ocorrer por doação, compartilhamento ou deslocalização de elétrons.

A ligação covalente polar ocorre quando dois átomos de elementos diferentes estão envolvidos em uma ligação. Sendo assim, os elétrons são compartilhados de maneira desigual, uma vez que, a eletronegatividade dos átomos é diferente.

Átomo de carbono
Localizado no grupo 14 (família IVA), o carbono possui seis elétrons, sendo quatro destes localizados em sua camada de valência. Desta forma, o carbono, tetravalente, realiza quatro ligações covalentes para adquirir sua estabilidade química.

Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).

Exemplos de Ligações Covalentes
Algumas moléculas são: A água = H2O: H - O - H; O oxigênio atmosférico = O2: O - O; O gás flúor = F2: F - F.

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons.

Sabe-se que, de forma geral, as ligações covalentes são mais fortes do que as ligações iônicas. Entretanto, os compostos iônicos geralmente apresentam elevadas temperaturas de fusão, enquanto que a maioria dos compostos covalentes simples tem baixas temperaturas de fusão.

As ligações metálicas estão englobadas na teoria da nuvem eletrônica. Nessa descrição teórica, está pontuado que os átomos se agrupam formando arranjos cristalinos que podem ser cúbicos, poliédricos. Essas estruturas podem ser chamadas de retículos cristalinos, células metálicas, grades, entre outros nomes semelhantes.

As ligações iónicas formam-se devido à transferência de um eletrão de um átomo para outro. As ligações covalentes envolvem a partilha de eletrões entre dois átomos. As ligações metálicas são formadas pela atração entre iões metálicos e eletrões deslocalizados, ou "livres".

Muitas ligações entre as moléculas ocorrem por três tipos de ligações não covalentes: atrações eletrostáticas (ligações iônicas), ligações de hidrogênio e atrações de van der Waals. Além disso, a força hidrofóbica é um importante fator que promove a atração das moléculas.

A ligação metálica é aquela formada exclusivamente por átomos metálicos (do mesmo elemento ou de elementos diferentes).

Ligação de Hidrogênio

Ligação de Hidrogênio
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos. Um exemplo de ligação de hidrogênio ocorre na molécula de água (H2O) nos estados sólido e líquido.