Quais as 4 fases do processo de aprendizado?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Os 4 Estágios do Aprendizado

  • incompetência insconsciente.
  • incompetência consciente.
  • competência consciente.
  • competência insconsciente.

1 - Compreender
É o início, quando a pessoa é exposta ao conhecimento - como fazer um curso, faculdade e outras modalidades de aprendizagem. Entender é importante, mas é só o primeiro passo no trajeto, pois muitas vezes a informação é esquecida ao não prosseguir com as próximas etapas.

Se você é estudante ou pretende fazer algum concurso público, talvez seja importante refletir um pouco sobre isso. A aprendizagem pode ser dividida basicamente em três fases: aquisição, retenção e aplicação.

Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.

O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos.

Um ciclo de aprendizagem é definido em primeiro lugar pelas aprendizagens a que visa, como uma etapa da escolaridade associada a conteúdos de ensino e a níveis de domínio das competências de base visadas pelo conjunto do curso.

A fase de aprendizado é o período em que o sistema de veiculação ainda tem muito a aprender sobre um conjunto de anúncios. Nessa fase, o sistema de veiculação explora a melhor maneira de veicular o conjunto de anúncios. Por isso, o desempenho é menos estável e o custo por resultado normalmente é pior.

Segundo a terapeuta, o período da primeira infância, que vai de zero a três anos de idade, é a fase de maior potencial de aprendizagem das crianças, quando se desenvolvem com maior rapidez. “É exatamente nesse período que os pais devem investir nos estímulos aos filhos, com atividades adequadas para cada idade.

O processo de ensino e aprendizagem engloba uma serie de questionamentos como a própria definição do que é aprender e ensinar. Por esse motivo torna-se necessário que os educadores sejam capazes de compreender as diferenças de cada ação e saber escolher a melhor maneira que irá trabalhar um determinado tema.

Podem ser consideradas etapas do processo ensino e aprendizagem: compreender, reter, praticar, discriminar e distanciar.

Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.

Os seres humanos passam por 4 fases na vida, que são: infância, adolescência, idade adulta e velhice.

A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.

As fases da Aprendizagem Motora são: Cognitivo, Associativo e Autônomo (Jardim, 2012). 1ª – Fase Cognitiva: A criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro e nem corrigi-lo.

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Propõe o desenvolvimento em quatro fases:

  • Sensório motor (0 a 2 anos)
  • Pré-operatório (2 a 6 anos)
  • Operatório Concreto (7 a 12 anos)
  • Operatório formal (a partir dos 12 anos)

Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

As principais características de um processo de aprendizagem são a mudança de comportamento, onde não é o suficiente participar de um treinamento para dizer que aprendeu alguma coisa; é necessário colocar em prática o que aprendeu e, somente com os resultados, é que podemos dizer se a pessoa aprendeu de fato ou não.