Quais as 4 faces do dente?

Perguntado por: eaguiar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Os dentes anteriores apresentam 4 faces dentárias denominadas vestibular, palatina ou lingual (dentes inferiores), mesial e distal. Os dentes posteriores apresentam 5 faces dentárias com a mesma denominação dos anteriores, porém com o acréscimo da face oclusal.

Mais artigos

  • Esmalte dos dentes. O esmalte dos dentes é uma barreira protetora que envolve a parte visível do dente. ...
  • Dentina. A dentina se encontra debaixo do esmalte do dente e do cemento que se forma ao longo das raízes dos dentes. ...
  • Cemento. ...
  • Raiz. ...
  • Canal radicular ou pulpar.

A dentição humana se desenvolve em duas fases.

Os dentes em nossa boca são divididos em 04 quadrantes, separados pelas arcadas superior e inferior. E cada quadrante possui um dente incisivo central, um dente incisivo lateral, um dente canino, dois pré-molares e dois ou três molares. O terceiro molar, sendo o famoso dente siso.

Faces vestibular (V), lingual (L), mesial (M), distal (D) e oclusal (O).

Como Diferenciar o Canino Superior de Outros Dentes:
Nelas, é possível observar que o Canino Superior tem uma face vestibular em formato pentagonal (devido a presença de uma cúspide), enquanto o Incisivo Central e Lateral Superior possuem uma face vestibular com formato trapezoidal.

As faces livres são denominadas mesial e distal. Faces proximais são as faces que não mantêm contato com os dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o plano sagital mediano e para a porção posterior dos arcos dentais. As faces proximais são denominadas vestibular e lingual ou palatina.

Os dentes são formados por vários minerais, tais como cálcio e fósforo. Esses mesmos minerais são componentes dos ossos, mas, nestes, também existe uma proteína chamada de colágeno. Em virtude da presença dessa proteína, o osso torna-se flexível, diferentemente dos dentes, que são estruturas bastante rígidas.

A raiz dentária é a parte de um dente compreendida entre o colo e o ápice. Encontra-se inserida no processo alveolar e está revestida por cemento. Uma raiz pode ser única ou dividida em vários ramos, usualmente identificadas pela sua posição relativa, por exemplo, raiz lingual ou raiz bucal.

Odontogênese é período em que os dentes são formados, dentro do osso: maxila e mandibula.

Os dentes são órgãos de origem mista, epitelial e mesenquimal. Desenvolvem-se devido à sinalização recíproca entre o ectoderma oral embrionário que dá origem ao órgão do esmalte e ao mesênquima derivado das células da crista neural craniana que dá origem à papila dentária e ao folículo dental.

A dentista Camila Stofella cita quais são essas camadas básicas: ”A estrutura dentária é constituída por três camadas: esmalte (mais externa), dentina (camada intermediária) e polpa (mais interna)”, destaca.

Dentes pré-molares
Os primeiros pré-molares superiores (14 e 24) tem o formato pentagonal e são um pouco maiores que os segundos pré-molares (15 e 25). Ambos têm a função de moer e esmagar os alimentos para facilitar a mastigação.

Incisivos inferiores: tem uma raiz e quase 45% tem dois canais. Caninos inferiores: 96% dos casos apresentaram um canal, o restante (4%) tinha dois canais. Primeiros pré-molares superiores: têm duas raízes e dois canais em mais de 95% dos casos. Segundos pré-molares: têm uma raiz e um canal em 50% dos casos.

As quatro cúspides estão simetricamente dispostas na face oclusal. Um sulco vestíbulo-lingual, retilíneo, separa as cúspides mesiais, maiores, das distais, menores. Dividindo as cúspides vestibulares das linguais, corre outro sulco reto da fosseta mesial até a fosseta distal.

Molares: No fundo da boca localizam-se os dentes molares, sendo também quatro no arco superior e quatro no inferior. São utilizados para triturar e mastigar os alimentos, correspondendo ao último processo pelo qual o alimentos passa antes de ser engolido.

Localizados entre os caninos e o molares, os dentes pré-molares são oito, quatro na arcada superior e quatro na inferior e são utilizados para triturar os alimento.