Quais as 4 etapas da logística reversa?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Logística reversa

  • Recuperação de produtos;
  • Redução do consumo de matérias-primas;
  • Reciclagem, substituição e reutilização de materiais; e.
  • Reparação de produtos.

Em razão dessa profunda interatividade entre os setores, a logística passou a criar valor para as empresas de quatro formas diferentes: valor de tempo (transporte), valor de espaço (armazenagem), valor financeiro (negociações) e valor de informação (ferramentas de controle – ERPs).

As atividades primárias da logística são o transporte, gestão do estoque e o processamento de pedidos. Já as atividades secundárias incluem a armazenagem, o manuseio dos materiais, embalagem, aquisição de suprimentos, e a programação de produtos e sistema de informação.

A logística de distribuição é composta por cinco etapas fundamentais para a eficiência das entregas: gestão dos transportes, conferência de cargas, administração de fretes, análise de indicadores de desempenho e roteirização.

De forma simplificada, a logística reversa passa por etapas completas, incluindo a indústria, distribuidor, varejo, consumidor, coleta e reciclagem.

Redução de custos; i>Diferencial na imagem corporativa da empresa; Geração de empregos e novas oportunidades de negócios.

A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ...

Como o próprio nome já sugere, consiste em fazer produtos e sobras percorrerem o caminho inverso, agora indo do consumidor aos produtores. De maneira mais clara, é, por exemplo, a reciclagem de garrafas PET, a recolha de sucatas e outros materiais reaproveitáveis.

Os 5 pilares da logística para a gestão de frotas

  • Planejamento inteligente.
  • Otimização de estoques.
  • Visibilidade.
  • Gestão de frotas.
  • Monitoramento.

Conheça, a seguir, os principais componentes da operação logística:

  1. Recebimento de mercadorias. Refere-se à aquisição e gerenciamento dos materiais e recursos necessários para a produção ou prestação de serviços. ...
  2. Movimentação de cargas. ...
  3. Armazenagem. ...
  4. Separação. ...
  5. Expedição.

A longo de todo o processo da logística empresarial, existem três maiores atividades que se destacam: transportes, manutenção de estoques e o processamento de pedidos.

Nas empresas, existem diferentes tipos como fluxos de informações, fluxos de materiais, logística reversa e fluxos econômicos.

A importância da logística reversa consiste em garantir uma destinação ambientalmente adequada dos resíduos. Assim, as empresas têm um papel decisivo em retornar esses resíduos para o ciclo produtivo.

São elas: transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos. Mas, tão importantes quanto as atividade primárias, são as atividades de apoio da logística, que dão suporte indispensável para o bom atendimento das demandas.

O PNRS dita que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor.

A logística é a central operacional da sua empresa, responsável por toda a movimentação, armazenamento, transporte e entrega. Sua função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições ideais.

Enquanto a coleta seletiva é uma obrigação dos titulares dos serviços de manejo de resíduos sólidos (poder público), a logística reversa é uma obrigação principalmente do setor empresarial pois, em geral, tratam-se de resíduos perigosos.

Reduzir, reutilizar e reciclar: Conhecendo os 3 R's
Continue a leitura e entenda quais são são os 3 rs da sustentabilidade!

A Econômicos, competitividade, legais, ecológicos e imagem corporativa.

A logística reversa é uma prática que incentiva a reciclagem de materiais e embalagens após o consumo dos mesmos. As empresas se tornam, portanto, responsáveis por todo ciclo de vida dos materiais, da produção até reciclagem, e não apenas até o momento em que são comercializados aos consumidores.

A quem se aplica? A logística reversa pode ser aplicada a todo tipo de resíduo, porém seu alvo principal são os produtos que, após consumidos, se descartados de maneira errada, podem causar riscos de intoxicação tanto da natureza, quanto da sociedade.