Quais as 4 doenças cardiovasculares que mais matam?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Portanto, vamos listar as quatro doenças mais mortais ao nosso coração.

  1. 1 - Infarto agudo do miocárdio. O famoso ataque cardíaco. ...
  2. 2 - Doença vascular periférica. ...
  3. 3 - Acidente Vascular Cerebral (Derrame Cerebral) ...
  4. 4 - Morte súbita.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são o tabagismo, o colesterol em excesso, pois podem se acumular e levar à formação de placas de gordura, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes.

A cardiomegalia é a doença mais conhecida como a doença do coração grande que consiste, basicamente, no aumento do coração que devido ao tamanho acaba por não conseguir realizar o bombeamento do sangue corretamente.

A amiloidose é uma doença rara, que ocorre quando proteínas insolúveis se depositam em órgãos e tecidos, formando uma fibra que não consegue ser removida pelo organismo e, assim, causando danos graves àquele órgão. Quando a amiloidose se concentra nos tecidos do coração, é chamada de amiloidose cardíaca.

São consideradas cardiopatias graves: cardiopatia isquêmica; cardiopatia hipertensiva; miocardiopatia; arritmia cardíaca; “cor pulmonale” crônico; cardiopatia congênita; e valvopatia. As cardiopatias graves estão no rol das doenças que dão direito à Aposentadoria por invalidez.

Doenças não transmissíveis se tornam principal causa de morte no mundo, diz OMS. Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, problemas respiratórios crônicos e de saúde mental se tornaram a principal causa de morte no mundo.

Principais causas de mortes no Brasil
Nosso país tem as três principais causas iguais às mundiais, problemas no coração, derrame e pulmões. Porém, 8 das 10 principais causas de mortes de brasileiros são Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

O infarto pode ocorrer em diversas partes do coração, dependendo de qual artéria foi obstruída. Em casos raros o infarto pode acontecer por contração da artéria, interrompendo o fluxo de sangue ou por desprendimento de um coágulo originado dentro do coração e que se aloja no interior dos vasos.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

Conheça as doenças que mais matam no Brasil e como preveni-las

  • 1 – Doenças Cardiovasculares. ...
  • 2 – Câncer. ...
  • 3 – Pneumonia e outras Doenças Respiratórias. ...
  • 4 – Diabetes e outras Doenças Endócrinas e Metabólicas. ...
  • 5 – Doenças associadas ao Fígado e ao Aparelho Digestivo.

1. Febre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Mucosas e manchas no corpo
A presença de manchas roxas ou vermelhas na pele, ou mancha branca dentro da boca ou nos olhos, começa a aparecer nos pacientes com endocardite.

Por vezes, as pessoas com insuficiência cardíaca têm tosse com expectoração (catarro), uma substância espessa e mucosa que pode conter sangue. Isto acontece geralmente com a infeção pulmonar (pneumonia).

Sentir falta de ar ao realizar atividades cotidianas e simples, como caminhar, não é normal e deve ser considerado como um sinal do corpo. A fadiga e o cansaço constantes são sintomas de um coração fraco, que não está sendo capaz de bombear o sangue de forma eficiente para os pulmões e músculos.

Ataque cardíaco (infarto do miocárdio) Problemas cardíacos congênitos (condição com a qual se nasce) Doenças inflamatórias ou degenerativas do coração. Doença pulmonar crônica.

O exame parece comum ou mesmo 'simples', mas o hemograma – solicitado pela maioria dos médicos nas primeiras consultas – consegue identificar problemas no músculo do coração, problemas no pericárdio, a membrana que cobre o coração e na válvula cardíaca, que representa problemas inflamatórios infecciosos.

Normalmente, isso ocorre relacionado a situações como exercícios físicos, ansiedade ou outras emoções, como alegrias. Mas esse sintoma também pode estar associado a uma doença cardiovascular conhecida como arritmia, que eleva a frequência cardíaca por causa de anomalias no ritmo cardíaco.

Alguns ataques cardíacos ocorrem de repente, mas muitas pessoas apresentam sinais e sintomas de alerta com horas, dias ou semanas antes do evento. O primeiro aviso pode ser dor ou pressão recorrente no peito (angina) que é desencadeada por um esforço e aliviada quando a pessoa fica em repouso.