Quais as 4 artes que se destacam na arte bizantina?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A Arte Bizantina

  • Arquitetura. O grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino. ...
  • Pintura e Escultura. ...
  • Mosaicos.
  • Theodore Apsevdis
  • Nikolaos Lampoudis
  • Nikolaos Philanthropinos

A arte Bizantina pode ser dividida em dois momentos que marcam essa divisão que deu-se em função de ideias e conflitos religiosos e filosóficos que acabaram por destruir grande parte das pinturas, esculturas e mosaicos das igrejas.

A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período.

Sem dúvida, quando falamos em arquitetura bizantina, o principal expoente é a Catedral de Santa Sofia (Hagia Sofia ou sagrada sabedoria), localizada em Istambul. Ela foi edificada por ordem do imperador Justiniano.

A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o centro de difusão da Arte Bizantina e local onde ela se desenvolveu incorporando as características e os aspectos mais marcantes das regiões orientais, como a Síria e a Ásia Menor.

Constituía na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito entre os imperadores e o clero. O mosaico é expressão máxima da arte bizantina e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas, mas instruir os fiéis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores.

Constantinopla foi fundada em 330, pelo Imperador Constantino.

Principais características da arquitetura bizantina:
- Presença de pinturas sacras como elementos decorativos interiores. Há também a presença de ícones. - Presença de arcos e abóbadas esféricas. - Utilização do ladrilho como material de construção.

Mosaico é uma arte decorativa que consiste em criar figuras geométricas ou abstratas com pequenos fragmentos de materiais. Essa técnica é aplicada em superfícies planas como pisos, paredes e quadros, além de esculturas.

Tal fato ocorreu em 330 d.C. em uma região onde se localizava uma antiga colônia grega chamada Bizâncio. Daí deriva a denominação "arte bizantina", que disseminou-se além das fronteiras do Império Bizantino.

A pintura bizantina baseou-se em três elementos distintos: os ícones (pinturas em painéis portáteis, com a imagem da Virgem Maria, de Cristo ou de santos); miniaturas (pinturas usadas nas ilustrações dos livros) e afrescos (técnica de pintura mural onde a tinta era aplicada no revestimento das paredes, ainda úmidos, ...

Arquitetura Bizantina foi aquela desenvolvida pelo Império Bizantino durante a Idade Média. Suas principais características são os mosaicos vitrificados, ícones, pinturas sacras e cúpulas. O período bizantino na arquitetura ficou marcado pela ascensão do cristianismo e criação de novas técnicas construtivas.

Eram características da arte bizantina, exceto: a) as figuras eram alinhadas em posição frontal; b) ausência de profundidade espacial; c) uso do ouro e da cor pura para transmitir solenidade; d) representações de histórias da mitologia. 4. De acordo com arte bizantina, a arquitetura sacra era feita com grandes cúpulas.

No período final da era e da arte bizantina, diversos pintores, tais como Giovanni Cimabue, se afastaram das regras rígidas estabelecidas pela igreja, buscando um estilo mais naturalista (ou seja, próximo da realidade). Um exemplo importante dessa transição foi o italiano Giotto.

A arte romana foi produzida durante o período do Império Romano, nos séculos VIII a. C ao IV d. C, e tornou um exemplo de desenvolvimento artístico para o ocidente. Ela abrange um amplo conjunto de obras artísticas na arquitetura, pintura, escultura, música e literatura.

A arte bizantina sofreu influências do cristianismo, do helenismo grego e das culturas orientais. Essa arte pode ser observada na grandiosidade das arquiteturas e nas sutilezas das pinturas.

O termo Bizantino refere-se a Bizâncio, uma colônia grega fundada em 658 a.C. às margens do Bósforo, estreito que liga o Mediterrâneo ao Mar Negro. A origem oficial do império, porém, só ocorreu séculos mais tarde, em 330 d.C., quando o imperador romano Constantino fundou no local a cidade de Constantinopla.

Na iconografia bizantina representa-se a luz de Deus, daí porque, qualquer figura representada neles está plena da luz divina. O manto e a túnica do Pantokrátor, da Teothokos, ou Mãe de Deus, alguns arcanjos e santos, são decoradas com elaborados desenhos feitos com esta cor, pois a proximidade com Deus assim o requer.