Quais as 3 principais obras de Paulo Freire?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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As principais obras de Paulo Freire

  • Educação como prática da liberdade (1967)
  • Pedagogia do oprimido (1968)
  • Cartas à Guiné-Bissau (1975)
  • Educação e mudança (1981)
  • A importância do ato de ler em três artigos que se completam (1982)
  • Pedagogia da esperança (1992)
  • Política e educação (1993)
  • À sombra desta mangueira (1995)

Pedagogia do Oprimido

E por sintetizar importantes conceitos do método Paulo Freire, "Pedagogia do Oprimido" é considerado o livro mais importante do educador brasileiro.

A Pedagogia do Oprimido

A Pedagogia do Oprimido, é a obra mais importante, a terceira mais citada em trabalhos de ciências humanas do mundo, foi traduzida e publicada em mais de 20 idiomas.

Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.

Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

Suas obras: seu maior legado
Freire escreveu mais de 20 livros como único autor e 13 em coautoria. Seu livro mais importante, Pedagogia do Oprimido, foi traduzido em mais de 20 idiomas e, somente em inglês, já foram publicados mais de 500 mil exemplares.

O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

Termo baseado na “pedagogia do oprimido” do educador Paulo Freire, que propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade.

O livro foi bem recebido, e Freire foi convidado para ser professor visitante da Universidade Harvard em 1969. No ano anterior, ele havia concluído a redação de seu mais famoso livro, Pedagogia do Oprimido, que foi publicado em várias línguas como o espanhol, o inglês (em 1970) e até o hebraico (em 1981).

Sugiro começar por “Conscientização”, que apresenta a biografia e o método; seguida de “Educação como prática da liberdade” e “Pedagogia do oprimido”. Esses dois últimos ajudam na compreensão de como o método de educação de jovens e adultos se transformou em uma epistemologia da educação [uma teoria do conhecimento].

Paulo Freire (1921-1997) é Patrono da Educação Brasileira e autor da “Pedagogia do Oprimido”. Conhecido pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, Freire desenvolveu um pensamento pedagógico que defende que o objetivo maior da educação é conscientizar o estudante.

Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia - última obra de Paulo Freire em vida: um convite apaixonado e intenso a todo profissional que pretende ser um educador crítico e autor de sua práxis.

A pedagogia do oprimido, segundo Freire (2005, p. 34), É aquela que precisa ser elaborada não para o oprimido, mas com ele, reconhecendo-os enquanto sujeitos que lutam por sua humanidade.

Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta ...

Mediante esse processo, Feitosa (1999) explica que a proposta pedagógica de Freire pode ser dividida em três etapas principais: Investigação, tematização e problematização.

Freire pregava a educação “problematizadora e libertadora”, na qual o (a) educador (a) é, antes de tudo, um “humanista, revolucionário”, crente não em seu saber absoluto e onipotente, mas, ao contrário, crente nos homens e “no seu poder criador”, sendo um verdadeiro “companheiro dos educandos, em suas relações com ...

Paulo Freire (1921-1997) foi um dos mais importantes pedagogos brasileiros. O educador criou um método de ensino inovador acreditando que a educação era uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade.

Paulo Freire, um dos mais importantes pedagogos brasileiros, dizia: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. A afirmação do educador coloca a troca de conhecimentos como algo indispensável no processo de aprendizagem. E é verdade: a gente está sempre aprendendo e ensinando.

Em 1963, Paulo Freire testou seu método de alfabetização de adultos na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. Em 40 horas, alfabetizou 300 trabalhadores rurais que antes não sabiam ler nem escrever. Para tamanho feito, Freire chegou na cidade com 15 universitários que ajudariam no processo de alfabetização.

O professor paranaense Anísio Alves da Silva é considerado o pioneiro nesta modalidade de ensino, pois no início de década de 1960, no antigo miniginásio (atual Liceu Mário de Andrade, em Londrina), implantou um curso rápido e preparatório para o Exame de Madureza e a ideia foi ampliada para o ensino geral de pessoas ...