Quais as 3 principais fases da periodização?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

As três principais fases de uma periodização de treino são: macrociclo, mesociclo e microciclo. Cada um desses ciclos tem duração e metas específicas, determinadas de acordo com o objetivo final do aluno, do seu condicionamento físico e condições de saúde ao dar início ao programa de treinamento.

Estas três fases de aquisição, manutenção e perda temporal da forma esportiva se transformou em um âmbito mais geral nos três grandes períodos do treinamento desportivo ao saber: período preparatório, competitivo e transitório (Ozolin, 1989) ou seja: O período preparatório é relativo a aquisição da forma esportiva.

Período de preparação: dividido em duas fases, a primeira tem como característica o aumento gradativo do volume de treino e a manutenção da intensidade (evoluindo de baixa a moderada, inicialmente), e a segunda tem como prioridade a aplicação de exercícios mais específicos, além da predominância da intensidade sobre o ...

A periodização tem como principal objetivo melhorar a performance e o resultado do atleta. Por meio dessa organização sistemática de atividades, é criada uma rotina de treinos com estímulos diferentes, que se alternam de acordo com o ciclo e as metas de cada praticante, seja ele amador ou profissional.

Para Matveyev (1977), o precursor deste conceito, periodização é o planejamento e a estruturação do treinamento ao longo da temporada para possibilitar ao atleta alcançar um estado de ótima (a melhor possível) performance em determinada época da temporada (competição ou competições mais importantes).

O macrociclo, dentro da periodização do treinamento desportivo, engloba o período preparatório, o período competitivo e o período de transição.

O modelo clássico de periodização organiza o planeamento de treino em blocos de acordo com períodos de tempo específicos. Assim, o período mais longo é designado de macrociclo e tem a duração de cerca de 12 meses.

Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).

Levantamento das necessidades
Essa é a primeira etapa para criar um projeto de treinamento e desenvolvimento eficiente. O objetivo é levantar as necessidades da organização, ou seja, tudo que deve ser realizado para os resultados esperados serem alcançados.

O principal ponto benéfico da periodização é a capacidade do corpo realizar e suportar bem grandes esforços, evitando a ocorrência de lesões. A periodização também evita a fadiga, tão comum em pessoas que exercitam repetidas vezes a mesma parte do corpo.

Na periodização ondulatória ocorre uma constante oscilação entre volume e intensidade do treino de força (entre 1 e 2 semanas) ou mesmo, alterar a carga de treino (o volume e a intensidade) de um dia para o outro, conforme o objetivo do treinamento.

Na fase competitiva, o atleta aumenta a intensidade e volume dos treinos e atinge seu auge, buscando a estabilização para a competição. Já na transição, existe um período de recuperação em que o atleta diminui a intensidade e a quantidade dos treinos.

Antes de detalharmos os tipos de periodização nos treinos, é preciso entender como funcionam os ciclos ao longo de um período determinado. Basicamente, estão divididos em macrociclo, mesociclo e microciclo. Cada uma desses momentos têm funções e características próprias, como você verá a seguir.

Segundo Zakharov (1992) existem 7 tipos de mesociclos : incorporação, básico, estabilizador, controle, pré-competitivo, competitivo e recuperativo.