Quais as 3 formas de produção?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Assim, você irá conferir três tipos: produção contínua, produção intermitente e produção para grandes projetos.

O que são Modos de Produção:
Circulação: o modo como a sociedade faz circular a mercadoria, ou seja, como acontece o intercâmbio e a troca dos produtos produzidos; Consumo: a forma como as diferentes classes sociais consomem as mercadorias produzidas.

Ao longo da história da humanidade existiram vários modos de produzir bens sejam eles alimentos, roupas ou veículos. Podemos citar o modo de produção asiático, escravista, feudal e capitalista.

Quais são os tipos de fatores de produção? Para produzir bens ou serviços são necessários diversos insumos e entre eles estão a terra, o capital e o trabalho. Veja abaixo como cada um desses três fatores funciona e como eles são importantes para o processo produtivo.

Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital. Sem esses é praticamente impossível o andamento eficiente de uma cadeia produtiva.

Modo de produção comunal primitivo
É considerado o primeiro modo de produção da história. Se iniciou a partir da época em que o homem deixou de ser nômade e passou a plantar e caçar.

Quando falamos em modo de produção estamos falando em relações de uma sociedade (independente do seu tamanho). O modo de produção trata não só da produção de produtos, mas de toda a rede que os faz circular e os serviços que os acompanha ou não. Pode colocar essa ideia na conta do consumo (produtos ou serviços).

A produção industrial é o processo que permite transformar matérias-primas em produtos comercializáveis. Desde a primeira Primeira Revolução Industrial , lá no final do século 18 e início do século 19, tudo o que consumimos passa por várias etapas de fabricação e envolve máquinas, trabalho humano e energia.

O sistema de produção feudal era caracterizado pelo emprego da técnica de rotação de culturas. O sistema de rotação garantia um maior tempo de uso das terras cultiváveis. Ao falarmos sobre a produção agrícola no mundo feudal, logo nos lembramos que o trabalho nas terras buscava o atendimento de necessidades básicas.

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

A primeira delas foi a do capitalismo comercial, também chamada de mercantilismo; em seguida tivemos o capitalismo industrial, que se iniciou com a revolução industrial na Inglaterra; e por fim, o capitalismo financeiro, caracterizado por grande concentração de capital nas mãos dos bancos e das grandes empresas.

Ao longo do tempo, o trabalho passou por diferentes processos de transformação. Para entender melhor essas mudanças, foram debatidos com os participantes quatro modos de produção do trabalho: comunal/primitivo, escravista, feudal, e capitalista.

Segundo a teoria marxista, meios de produção são os conjuntos formados por meios de trabalho e objetos de trabalho — ou tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si.

As características centrais do capitalismo são a propriedade privada e a acumulação de capital. O sistema capitalista tem como vantagens importantes a liberdade econômica, a inovação tecnológica e a livre concorrência.

Os 3 principais agentes citados pela teoria econômica, são: Famílias; Firmas; Governo.

Os fatores de produção são os elementos usados para a produção de bens e serviços, com o objetivo de gerar lucro econômico. Qualquer insumo utilizado para produzir é um fator de produção. Terra, trabalho/mão-de-obra, capital, empreendedorismo, gerenciamento, máquinas e materiais, são exemplos de fatores de produção.

A terra é o fator produtivo mais abrangente em relação aos recursos naturais existentes. Todos os elementos provenientes da natureza e que são utilizados na produção podem ser considerados dentro do elemento "terra", não somente solos e terrenos agrícolas. Como exemplos temos floresta, minas, água, solos e energia.