Quais as 3 fases do Romantismo em Portugal?

Perguntado por: msantana4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Tópicos deste artigo

  • Primeira geração: nacionalismo e aspirações liberais (1825-1840)
  • Segunda geração: ultrarromantismo (1840-1860)
  • Terceira geração: renovação romântica (1860-1870)

A Terceira Geração do Romantismo no Brasil teve seu início na década 1870. Foi um período marcado por ideias que vieram a partir de uma visão crítica e mais aprofundada da realidade social da época. Nesse momento da literatura brasileira, a estrutura do pensamento eram as ideias abolicionistas, republicanas e liberais.

O início do Romantismo em Portugal é marcado com a publicação, em 1836, de A Voz do Profeta, de Alexandre Herculano, sendo na sequência lançada a primeira revista romântica portuguesa, o Panorama, em 1837.

O Romantismo em Portugal divide-se em três momentos: o primeiro, marcado por uma grande exaltação à pátria em que os poetas ainda estavam ligados as fortes tendências do Neoclassicismo; o segundo, compreendido como o mal do século, tendência na qual não existia contenção das emoções e os poetas se entregavam totalmente ...

O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro.

A primeira fase do romantismo português (1825-1840) é marcada pelo nacionalismo. Já a segunda (1840-1860) apresenta caráter ultrarromântico, com muito sentimentalismo, melancolia e pessimismo. Por fim, a terceira fase (1860-1870) é pré-realista, já que traz temática social, crítica sociopolítica e menos idealização.

A poesia romântica brasileira é dividida em três gerações: indianista, enaltecedora do heroísmo indígena; ultrarromântica, centrada nas temáticas do amor e morte; e condoreira, de cunho social.

Principais autores da terceira geração

  1. Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) ...
  2. Joaquim de Sousa Andrade (1833-1902) ...
  3. Tobias Barreto de Meneses (1839-1889) ...
  4. Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910) ...
  5. Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero (1851-1914)

Dessa forma, podemos notar que a terceira geração do romantismo, da qual o poema acima faz parte, foi marcada por um imenso sentimento de liberdade e igualdade, uma vez que o poeta permite-se expressar seu sentimento de forma mais concreta, valorizando traços e características reais do ser amado.

Ultrarromantismo

A segunda geração do Romantismo no Brasil é conhecida como Ultrarromantismo e é caracterizada por uma volta ao mundo interior e por uma temática pessimista. Não pare agora...

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.

De entre os escritores românticos portugueses destacam-se, para além de Garrett, nomes como Alexandre Herculano, António Feliciano de Castilho, Camilo Castelo Branco, Ramalho Ortigão, João de Deus, Cesário Verde e António Nobre.

Alexandre Herculano foi juntamente com Almeida Garrett, o introdutor do romantismo em Portugal, desenvolvendo temas como a incompatibilidade do homem com o meio social e escrevendo obras literárias importantes tanto para a sua época como para a atualidade.

O Realismo em Portugal surgiu nos anos de 1860, durante um embate intelectual denominado de Questão Coimbrã. Na época, os jovens estudantes da cidade de Coimbra se inspiravam nos ideais do antirromantismo vindas da Europa e se reuniam para debater as questões sociais do momento.

A primeira geração do Romantismo, também conhecida como indianista, foi um dos principais movimentos literários brasileiros do século XIX. Embarque da família real portuguesa no cais de Belém, em 29 de novembro de 1807.

A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo.

Nas décadas de 50 e 60 do século XIX, durante o Romantismo, jovens poetas universitários de São Paulo e Rio de Janeiro reuniram-se em um grupo, dando origem à poesia romântica brasileira conhecida como Ultrarromantismo.

Nacionalismo: O sentimento nacionalista de um país recém-independente era expresso de forma exagerada, uma vez que eram exaltados apenas os aspectos positivos da pátria. Assim, o olhar sobre a pátria era impregnado de idealização.

Os principais autores da segunda geração romântica brasileira são:

  • Álvares de Azevedo;
  • Casimiro de Abreu.

Gonçalves de Magalhães

O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.