Quais as 3 fases do processo de territorialização?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

3- O processo de territorialização compreende 3 fases: fase preparatória, coleta de dados, análisede dados. Explique cada uma delas, exemplificando (utilize a tabela para definir os dados para. coleta e as fontes).

Ferramentas construídas para apoiar o processo de territorialização. O mapeamento e o georreferenciamento são ferramentas que objetivam tornar o processo de territorialização algo contínuo, favorecendo a aproximação entre profissionais e população.

A análise do território compreendeu os seguintes eixos: delimitação física, perfil histórico, demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico, político, social e cultural dos bairros. Este processo ocorreu de forma transversal à história da comunidade, mapa da área e caracterização da abrangência.

O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...

Resumo. Introdução: O processo de Territorialização pressupõe o reconhecimento das principais características demográficas, socioeconômicas, epidemiológicas e culturais inerentes à população adscrita. Esse processo se apresenta como uma ferramenta que facilita o trabalho dos profissionais de saúde na comunidade.

Exemplo disso é quando, em um bairro, há territórios em que não entram pessoas de determinado nível social. Mesmo que não haja uma barreira física, existe uma fronteira cultural, que nem sempre é óbvia”, diz o pesquisador.

Resumo: A territorialização da atenção básica à saúde é um processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

O Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza uma variedade de nomenclatura e divisões territoriais para operacionalizar suas ações, quais sejam: o município, o distrito sanitário, a micro-área, a área de abrangência de unidades de saúde, dentre outros, são áreas de atuação de caráter administrativo, gerencial, econômico ou ...

A territorialização é uma ferramenta utilizada para definir a abrangência de atuação dos serviços para melhor adequar o modelo assistencial ao perfil populacional. Tem como base o reconhecimento territorial. Cada membro da equipe deverá conhecer as etapas e a importância da territorialização.

A territorialização surge como ferramenta fundamental para o planejamento das ações de saúde, pois possibilita conhecer os aspectos ambientais, sociais, demográficos e econômicos e os principais problemas de saúde da população de determinada área, possibilitando desenvolver intervenções epidemiológicas e atividades ...

1. Tornar ou tornar-se territorial (ex.: pretendiam territorializar um novo conceito de ordenamento urbano).

Os seres vivos são territorialistas: necessitam de se apropriar de espaços e de ambientes para viver e se reproduzir. O território é base material da existência humana, e sua apropriação para as diversas formas de uso é condição necessária para que a vida seja possível.

Nesse sentido, cabe ao enfermeiro reconhecer a natureza dos processos saúde-doença, mediante processo de territorialização, bem como seus fatores condicionantes e determinantes, perspectiva que considera o território para além da extensão geográfica, e admite interfaces com questões de saúde das populações, ...

Na análise do território, os aspectos geológicos, geomorfológicos, hidrográficos e recursos naturais, por exemplo, ficam em segundo plano, visto que sua abordagem privilegia as relações de poder estabelecidas no espaço. A concepção mais comum de território (na ciência geográfica) é a de uma divisão administrativa.

Território – espaço do estabelecimento de relações sociais, da vivência de problemas de saúde e da interação com as equipes.

Prévert (in Brunet et al., 1993), por exemplo, define territorialismo como “mau uso da territorialidade, derivação pela qual sobrevaloriza-se um território de pertencimento, a ponto de pretender excluir toda pessoa considerada como estrangeira, e eventualmente de estendê-lo em detrimento dos vizinhos: o territorialismo ...

a criação regionalização são princípios organizativos do SUS pode cair na sua prova certo. e territorialização a princípio da atenção básica que veio lá na nossa pnab política nacional de atenção básica certo tô territorialização princípio da pessoa básica e deixa implantação e adaptação e.