Quais as 3 etapas de uma venda?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 24 de abril de 2023
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As três fases da estratégia de vendas são prospecção de leads, conquista de clientes e fidelização de consumidores.

Um processo de vendas consiste em um modelo de regras, ações e atividades utilizados por todos os envolvidos da área comercial. Ele deve ser ensinável, escalável, mensurável e previsível. Com ele, espera-se um ganho de eficiência e produtividade, reduzindo a margem de erros na operação.

Prospecção
Essa etapa é a fase inicial do processo de vendas e normalmente é nela que acontece o primeiro contato do consumidor com o time comercial.

Portanto, a presença do vendedor é tão importante quanto o preço do produto, já que o valor sendo menor pode acarretar em dificuldades na hora de pagar as contas da empresa. E para uma boa venda é necessário ter um bom ambiente de trabalho, em que o vendedor sinta-se parte daquele negócio.

Os cinco passos da venda

  • Aborde o cliente corretamente.
  • Descubra as necessidades do cliente.
  • Ofereça uma solução.
  • Feche a venda.
  • Conclua a venda e faça um acompanhamento.

Ciclo de vendas: o que é e quais são as etapas? O ciclo de vendas é definido pelas etapas do período do processo comercial, ou seja, o tempo que leva para o fechamento de um negócio, desde a captura do lead até a compra e a pós-venda.

7 Técnicas de abordagem de vendas

  1. Conheça a si mesmo. O processo de vendas deve ser natural. ...
  2. Adapte e personalize o atendimento de acordo com cada cliente. ...
  3. Se interesse pelo cliente. ...
  4. Não sufoque o cliente. ...
  5. Esteja em sintonia. ...
  6. Faça perguntas abertas. ...
  7. Ofereça soluções sem desperdiçar o tempo do cliente.

Suas principais atividades incluem prospectar clientes, realizar apresentações, enviar propostas comerciais, fazer follow-up, negociar e fechar a venda.

Realiza atendimento a clientes, negocia preço, prazo, condições de pagamento e descontos da venda, orienta quanto às especificações dos produtos e/ou serviços. Controla os pedidos dos clientes, qualidade dos produtos e prazo de entrega estabelecido.

Como fazer um fluxograma de vendas?

  1. Considere todas as etapas do processo comercial.
  2. Liste os processos atuais.
  3. Organize o novo fluxograma.
  4. Monitore os resultados e faça modificações.

A seguir, vamos entender quais são as etapas do funil de vendas.

  • Topo de funil (consciência) No topo de funil, a pessoa era indiferente a uma necessidade ou um problema. ...
  • Meio de funil (consideração) ...
  • Fundo de funil (decisão) ...
  • Fase 1: atração. ...
  • Fase 2: conversão. ...
  • Fase 3: fechamento. ...
  • Fase 4: encantamento.

Tenha um plano de reativação e não espere 1 ou 2 anos para se aproximar do cliente perdido, buscando razões para ficar no radar, de maneira educada. Trilhe o retorno com ofertas diferentes dos produtos e serviços que ele usava. Já para os que estão saindo no momento, marque uma entrevista de saída.

Entre as qualidades de um vendedor está saber o momento de abordar grandes empresas porque confiam no produto e sabem que a solução é importante para as empresas, ao mesmo tempo que sabem criar valor para pequenas empresas, para criar uma reputação de seu produto e ter certeza dos resultados.

7 habilidades necessárias para ser um bom vendedor

  1. Habilidade de Superar Desafios. ...
  2. Habilidade de se Preparar para Reuniões. ...
  3. Habilidade de Interação com os Clientes. ...
  4. Habilidade de Apresentar a Empresa. ...
  5. Habilidade de Criar Rapport. ...
  6. Habilidade de Construir um bom Discurso de Vendas. ...
  7. Habilidade de Storytelling.

Levantamento de Necessidades (descobrir a melhor forma de solucionar o problema e/ou ajudar o cliente) Proposta de Valor (apresentar as opções/soluções recomendadas para o cliente – note que eu falei opções/soluções e não produtos/serviços) Negociação (preço, prazo, descontos, etc.) Fechamento (compra ou não compra?)

Conheça os 4 pilares de vendas

  1. Buyer Persona. O primeiro passo para conquistar o sucesso é ter um tipo de cliente definido, o famoso cliente ideal. ...
  2. 2 – Jornada de compras. Chegamos ao segundo pilar, também conhecido como jornada de compras. ...
  3. 3 – Matriz de Qualificação. ...
  4. 4 – Funil de Vendas.

5 erros em vendas que você deve parar de cometer hoje

  1. Deixar de agregar valor ao produto comercializado. Um cliente não está buscando apenas bom preço, mas uma solução para um problema específico. ...
  2. Não saber ouvir o cliente. ...
  3. Falar demais. ...
  4. Não conhecer seus produtos. ...
  5. Não oferecer um atendimento personalizado.