Quais as 3 condições para a tomada de decisão?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Mas independente do tipo escolhido, é importante saber que para tomar uma decisão é preciso elevar em conta 3 fatores diferentes:

  • Identificação do problema;
  • Coleta de informações;
  • Listagem das alternativas.

Confira abaixo!

  • Intuitiva. Como você viu, esse tipo de tomada de decisão acontece com base na sua intuição e instinto. ...
  • Com base em valores. Esse é o tipo de decisão que a pessoa leva em conta seus valores pessoais que foram desenvolvidos ao longo da sua vida. ...
  • Racional. ...
  • Colaborativa. ...
  • Especializada.

Os fatores que interferem a tomada de decisão

  • Informação sobre o negócio. Para tomar a decisão certa é preciso, primeiramente, conhecer exatamente qual é o problema. ...
  • O momento certo. É importante que a decisão seja tomada no momento exato: nem cedo e nem tarde demais. ...
  • O passado. ...
  • Nível de confiança do gestor.

Tomada de decisão é um processo que consiste em optar por uma alternativa dentre todas as que estão disponíveis no momento. No mundo corporativo, a tomada de decisão tem relação com a escolha de um caminho que ofereça os melhores resultados, em conformidade com a estratégia e os objetivos do negócio.

A tomada de decisão é um processo de decidir sobre algo importante, especialmente em um grupo de pessoas ou em uma organização. Ela envolve a seleção de um curso de ação entre duas ou mais alternativas possíveis, a fim de se chegar a uma solução para um dado problema.

Gregory Mankiw, determinou alguns conceitos/princípios da tomada de decisão. Os quatro princípios sugeridos pelo ilustre professor são: pessoas enfrentam trocas, o preço de algo é o que você desiste para conseguir aquilo, pessoas racionais pensam na margem e pessoas respondem a incentivos.

Os estilos decisórios fazem a diferença em organizações, assim, como nas propriedades rurais. Conforme Rower, Mason e Dilckel (1998), os tomadores de decisão diferem em duas dimensões: uma mede a orientação para a tarefa (foco no desempenho) e outra para as pessoas (foco nas relações interpessoais).

Dicas para desenvolver sua habilidade de tomar decisões

  1. #1 Às vezes, escolha o que simplesmente te satisfaz.
  2. #2 Limite as suas opções.
  3. #3 Pergunte para os outros.
  4. #4 Defina prazos para decidir.
  5. #5 Use seu passado como guia.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

Em Finanças Corporativas, existem três tipos de decisões fundamentais: A decisão de investimento em projetos (Orçamento de Capital) Financiamento (Estrutura de Capital) Decisões de Curto Prazo (Gestão de Capital de Giro)

Essas três decisões estão assim estruturadas no ambiente da gestão financeira: Decisão de financiamento; Decisão de investimento; e Decisão operacional.

Foque no planejamento estratégico
Nenhuma decisão é boa quando não está aliada ao propósito da organização. Sendo assim, antes de dar o primeiro passo em direção às escolhas, é essencial estar fundamentado no planejamento estratégico, pois ele é quem dita todas as diretrizes que norteiam o desenvolvimento do negócio.

Gonçalves e Souza (2015) apontam que a Teoria das Decisões de Simon defende as organizações como ambientes de ações e decisões, bem como sugere que há seis elementos clássicos no processo decisório (FIGURA 4): 1) o tomador de decisão; 2) os objetivos; 3) as preferências; 4) a estratégia; 5) a situação; e, 6) o ...

substantivo feminino Ação ou efeito de decidir; determinação. Resolução que se toma após deliberação; sentença ou juízo. [Por Extensão] Tudo aquilo que se resolveu acerca de alguma coisa; deliberação. Habilidade para chegar a uma conclusão ou resolver algum problema sem indecisão; coragem ou firmeza.

Conheça quais são os 5 principais tipos de tomada de decisão

  1. Decisões baseadas no instinto. ...
  2. Decisões baseadas em crenças conscientes. ...
  3. Decisões baseadas no subconsciente. ...
  4. Decisões baseadas nos valores. ...
  5. Decisões baseadas na instituição.

7 etapas do processo de tomada de decisão

  1. Identifique a decisão. ...
  2. Junte informações relevantes. ...
  3. Identifique as alternativas. ...
  4. Avalie as evidências. ...
  5. Escolha entre as alternativas. ...
  6. Coloque em prática. ...
  7. Analise sua decisão.

Tomar uma decisão é algo muito importante, pois ela é capaz de solucionar uma situação adversa ou dar espaço para uma oportunidade e para o alcance de um objetivo, que pode ocorrer a curto ou longo prazo, tudo depende do contexto, por isso o poder de decisão é tão importante.

Recapitulando. Para revisarmos o que vimos ao longo do texto, existem 3 pilares igualmente importantes na tomada de decisão em produto: 1) intuição, 2) análise e 3) feedback.

Um tomador de decisão é uma pessoa que tem autoridade para tomar decisões sobre uma determinada área ou tópico.