Quais as 3 áreas do centro cirúrgico?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

O QUE É UM CENTRO CIRURGÍCO. É um ambiente hospitalar de setor restrito, composto por diversas áreas que buscam promover condições adequadas para a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos. Esse ambiente é dividido em zonas: a zona de proteção, a zona limpa e a zona estéril.

O centro cirúrgico necessita de ambientes de apoio como sala para guardar equipamentos, vestiários com banheiro, sala administrativa, sala para guarda de cilindros, laboratório, copa, sala de espera para os acompanhantes com banheiro, sala de estar para os funcionários, área destinada à guarda de cadeiras de rodas e ...

O Bloco Operatório se divide em 03 áreas:
2 – Área Semi Restrita: Área intermediaria entre a não restrita e restrita, obrigatório o uso de uniforme privativo, abrangendo: Corredores, sala de recuperação, sala de estocagem de material, etc.

Classificação das cirurgias: finalidade, porte, urgência e potencial de contaminação.

O Bloco Cirúrgico (BC) é uma das mais importantes estruturas em um hospital. É nele que são realizados os procedimentos cirúrgicos e, dessa forma, os erros relacionados ao seu funcionamento e instalação não devem ocorrer (1) (2).

O Centro Cirúrgico (CC) é uma unidade hospitalar onde são executados procedimentos anestésico-cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, tanto em caráter eletivo quanto emergencial.

é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto para equipe que o assiste.

Executar trabalhos de limpeza, desinfecção e conservação dos ambientes em geral, utilizando os materiais e instrumentos adequados, de acordo com as rotinas previamente definidas; • Realizar limpeza concorrente, permitindo a otimização da SO; • Realizar limpeza terminal ao término do plantão ou quando houver necessidade ...

São todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas. São exemplos de área semicrítica: enfermarias e apartamentos, ambulatórios, banheiros, posto de enfermagem, elevador e corredores.

O cirurgião principal é o líder da equipe de cirurgia, responsável por comandar a operação e tomar as decisões importantes durante o procedimento.

Fluxograma funcional
A escolha da ferramenta de fluxograma teve o objetivo de tornar os processos mais claros e de demonstrar, graficamente, a sequência das atividades diárias do centro cirúrgico, permitindo a visualização das responsabilidades de cada envolvido e sua importância no processo.

RESOLUÇÃO-RDC Nº 50, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Ele é classificado em 3 etapas: pré-operatório, fase operativa e pós operatório.

De acordo com a organização hospitalar, podem fazer parte do bloco cirúrgico: recuperação pós-anestésica; central de materiais e esterilização; as demais áreas caracterizadas a seguir.

Pré-operatório mediato (começa no momento da indicação da operação e termina 24 horas antes do seu início. Geralmente, nesse período o paciente ainda não se encontra internado); Pré-operatório imediato (Esta fase compreende as 24 horas que antecedem a operação.

A cirurgia é o termo usado tradicionalmente para descrever procedimentos (chamados procedimentos cirúrgicos) que envolvem o corte ou a sutura manual de tecidos para tratar doenças, lesões ou deformidades.