Quais armas nucleares a Rússia tem?

Perguntado por: lgois . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Os sistemas de armas russos incluem 4.477 ogivas nucleares implantadas e de reserva, com cerca de 1.900 delas sendo ogivas “não estratégicas”, também conhecidas como armas nucleares táticas, de acordo com a Federação de Cientistas Americanos.

São 5.977 no lado russo e 5.550 no lado norte-americano. Juntos, os dois países controlam mais de 90% do total de bombas atômicas existentes no mundo. "Isso é o suficiente para destruir toda a vida na Terra várias vezes", resumiu o pesquisador de rejeitos radioativos Júlio Oliveira, ao UOL News.

Procurar abrigo é vital para evitar que material radioativo prejudicial, ou precipitação, volte para a Terra após uma explosão nuclear e, embora qualquer edifício seja mais seguro do que estar do lado de fora, os melhores abrigos são edifícios de tijolos ou concreto de vários andares com poucas janelas ou porões.

O RSM-56 Bulava tem capacidade para levar dez ogivas nucleares e pode atingir qualquer país da Europa e os EUA. O míssil balístico intercontinental RSM-56 Bulava já foi testado e está pronto para ser usado. Ele tem capacidade para levar dez ogivas nucleares e pode atingir qualquer país da Europa e os Estados Unidos.

Argentina e Austrália, refúgios frente a uma guerra nuclear
Estes dois países são a esperança de sobreviver a um surto nuclear, porque "se ficarmos na Grã-Bretanha, por exemplo, as chances de se passar fome são de 90%", disse Greenhill.

Sob ditaduras militares, Brasil e Argentina resistiram a acordo que proibiu o desenvolvimento de armas nucleares na América Latina e Caribe.

Caso bombardeios intencionais e constantes afetem a estrutura de segurança, o risco envolvido é de vazamento de sustâncias radioativas para a atmosfera com impactos imprevisíveis para a Ucrânia, a Rússia e até mesmo toda a Europa.

Veja como cada país armazena suas armas nucleares.

  • RÚSSIA. Número de ogivas: 5.977. ...
  • EUA. Número de ogivas: 5.550. ...
  • CHINA. Número de ogivas: 350. ...
  • FRANÇA. Número de ogivas: 290. ...
  • PAQUISTÃO. Número de ogivas: 165. ...
  • ÍNDIA. Número de ogivas: 156. ...
  • ISRAEL. Número de ogivas: 90. ...
  • COREIA DO NORTE. Número de ogivas: 50.

Comprar novo: R$ 18,12. O preço listado é o preço sugerido de venda de um novo produto compartilhado por um fabricante, fornecedor ou vendedor.

Pois é, seria necessaria uma explosão nuclear com mais de 3 Megatons (Mt). Embora esteja longe de ser o maior poder de fogo que a humanidade já construiu em termos de bombas atômicas, isso já seria capaz de fazer um estrago significativo aqui na Terra.

Com ele, a Rússia perdeu vários territórios para a Alemanha, como a Estônia, a Lituânia, a Ucrânia e a Finlândia.

Uma guerra nuclear moderna pode matar até 5 bilhões de pessoas devido ao impacto da fome global desencadeada pela fuligem que bloquearia a luz solar, afetando plantações. Essas baixas seriam maiores que as causadas pela explosão, estimam cientistas da universidade de Rutgers, nos Estados Unidos.

Atualmente acredita-se que existam 63 bunkers em funcionamento no Brasil, sendo 53 deles no Estado de São Paulo. A estimativa é da empresa RCI First, responsável pela construção de 58 deles. A maior concentração está nas mansões dos bairros ricos da capital: Morumbi, Jardins e Alto de Pinheiros.

Kinzhal

As estatísticas são impressionantes: de acordo com autoridades russas, o Kinzhal pode atingir um alvo a até 2.000 km de distância e pode voar mais rápido que 6.000 km/h. Mas isso os torna mais perigosos do que outros mísseis ou mesmo artilharias que podem causar a mesma morte e destruição?

O fuzil T4, por sua vez, é a arma mais arrojada e que possui maior poder de fogo dentre as demais.

Confira mais informações sobre o assunto. O Brasil não tem nenhuma arma nuclear, mas se cogitasse criar, provavelmente teria capacidade tecnológica e conhecimento para a produção, de acordo com os peritos do Laboratório Nacional de Los Alamos, do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Faça um plano. Caso ocorra um ataque nuclear, não será seguro sair para procurar comida — você deve ficar abrigado por 48 horas, de preferência mais. Munir-se de alimentos e suprimentos médicos pode deixar sua mente tranquila e permitir que você se concentre nas outras condições para a sua sobrevivência.

É capaz de espalhar uma nuvem de material radioativo numa área de 510 mil quilômetros quadrados (quase o tamanho do Estado da Bahia).

O Brasil está bem mais para baixo, com 439 tanques de guerra, e é o 33º colocado na tabela. A página não especifica quais são os tanques que o Brasil tem. Porém, em agosto de 2021, durante um desfile militar com o presidente Jair Bolsonaro, havia um tanque SK-105 Kürassier, que é austríaco.

A Rússia e os Estados Unidos têm, juntos, 89,7% das armas nucleares do mundo. No total, os 2 países concentram 11.527 ogivas nucleares, sendo 5.977 do governo russo e 5.550 do governo norte-americano, até fevereiro de 2022.

2022) em Moscou. “Do ponto de vista militar, não há necessidade de usar armas nucleares na Ucrânia para atingir seus objetivos. O principal objetivo das armas russas é impedir um ataque nuclear.