Quais áreas do cérebro são afetadas quando ocorre perda de memória?

Perguntado por: vcrespo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A principal região atingida é o córtex, o que explica os problemas com memória, linguagem e aprendizado.

Como conseqüência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

As causas mais comuns de perda de memória são: Alterações relacionadas com a idade (mais comuns) Comprometimento cognitivo leve. Demência.

O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos:

  • Frontal.
  • Parietal.
  • Temporal.
  • Occipital.
  • Ínsula.
  • Límbico.

Isso ocorre porque a falta de B1 no organismo, por um período prolongado, leva à morte de neurônios e outras células, comprometendo funções de diferentes regiões do cérebro, inclusive o hipocampo, estrutura responsável pela constituição de novas memórias.

Aqui vão 3 “problemas” de memória que estão dentro da normalidade em geral:

  • Transiência. É a tendência de esquecer coisas com o passar do tempo. ...
  • A falta de atenção. Temos tendência a esquecer de forma mais fácil algo que não damos tanta atenção. ...
  • Bloqueio. ...
  • Fatores de risco para Alzheimer.

Quais são as demências mais comuns?

  • Demência de Alzheimer. A demência de Alzheimer representa cerca de 60% de todos os casos. ...
  • Demência vascular. ...
  • Doença de Parkinson. ...
  • Demência de corpos de Lewy. ...
  • Demência fronto-temporal. ...
  • Demência provocada pelo álcool (síndrome de Korsakoff)

Queixas de memória, dificuldade de reter as informações, dificuldades de leitura e problemas de concentração são algumas das queixas mais comuns de quem tem TDAH. Esses sintomas comumente interferem no desempenho da pessoa ou trazem muito desgaste e esforço nas atividades.

As áreas onde o Alzheimer afeta primeiramente é no sistema límbico (SL) que é onde temos a região que regula as emoções. O hipocampo é associado principalmente com a memória de longo prazo e especialmente no hipocampo é umas das regiões mais afetadas pela DA no início de sua aparição no SNC.

O hipocampo é uma formação pequena e curva no cérebro que desempenha um papel importante no sistema límbico. O hipocampo está envolvido na formação de novas memórias e também está associado ao aprendizado e às emoções.

A Doença de Parkinson ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem a substância dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo.

Perda da habilidade de formar novas memórias a partir de um determinado ponto no tempo. Esta afecção pode ser de origem orgânica ou psicogênica.

Também conhecido por declínio cognitivo leve ou transtorno cognitivo leve, esse tipo de déficit de memória deve ser entendido como uma perda discreta de memória, não demencial, cuja causa vai desde estresse ou noites mal dormidas até fases iniciais de processos da doença de Alzheimer.

Esses lapsos, que podem acometer mulheres e homens, são decorrentes da morte de neurônios, um acontecimento que se acentua nessa fase da vida. Trata-se de um processo natural do envelhecimento. A culpa, aqui, é do próprio avanço da idade.

O córtex pré-frontal (PFC) é o córtex cerebral que cobre a parte frontal do lobo frontal. Essa região do cérebro está envolvida no planejamento de um comportamento cognitivo complexo, na expressão da personalidade, na tomada de decisões e na moderação do comportamento social.

Lobo frontal: é a parte da frente do cérebro, fica atrás da testa, e está envolvido com a atividade motora, funções cognitivas e resposta emocional. Lobo parietal: fica atrás do lobo frontal e é envolvido com as sensações da pele, ou seja, as sensações táteis.

Epitálamo - Forma a glândula pineal e a habênula; Tálamo - É a estação retransmissora de informações no cérebro, com exceção das informações olfatórias; Hipotálamo - Controla o sistema endócrino e intefere nas funções viscerais. - Cerebelo: Localiza-se por trás do tronco cerebral.

O hipocampo é uma estrutura encontrada nos lóbulos temporais do cérebro dos seres humanos, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, abaixo da superfície cortical.

O hipocampo é uma estrutura bilateral, localizada nos lobos temporais, pertencente ao sistema límbico, sendo considerado a principal sede da memória.

“As células de defesa não chegam a morrer, mas a ação do Resveratrol é suficiente para inibir a inflamação e estimular o repovoamento de neurônios. Nosso estudo provou, então, que o hipocampo lesionado pela deficiência de vitamina B1 pode ser recuperado, por meio do controle da inflamação.

Dificuldades de memória costumam ser a queixa mais frequente dos quadros demenciais. A demência se caracteriza pela perda das capacidades cognitivas, comumente iniciando por déficit de memória e evoluindo com prejuízo de outras funções cognitivas como atenção, orientação, raciocínio, linguagem, entre outras.